Desastre ambiental em Rondônia repercute no Brasil

“Peixes do rio Madeira estão morrendo de pirraça”, diz Ricardo Boechat. Empreiteira teve de usar pás-carregadeiras e caçambas para remover 10 toneladas de peixes apodrecidos

Publicada em 18/12/2008 às 17:08:00

Da redação do TUDORONDONIA

Porto Velho - O desastre ambiental no rio Madeira, em Rondônia, em que já morreram cerca de 10 toneladas de peixe devido a falta de oxigenação da água, em conseqüência das obras de construção da Usina de Santo Antônio, começa a chamar a atenção do Brasil. Nesta quinta-feira, o Jornal da Band repercutiu o assunto. O jornalista Ricardo Boechat, apresentador do telejornal, chegou a ironizar as explicações do consórcio que está construindo as obras.
“A empreiteira diz que está tomando todas as providências para evitar a situação, o que nos leva a concluir que os peixes estão morrendo de pirraça”, disse Ricardo Boechat.

Na quarta-feira o TUDORONDONIA apurou que a morte dos peixes continua ocorrendo no local onde está sendo construída a usina. A situação é tão dramática que chegou a alarmar até pescadores experientes contratados pelo Consócio para participarem do resgate.

Já se sabe que a morte das primeiras três toneladas de peixe ocorreu devido a um descuido, pois o resgate demorou a ocorrer.

Os urubus continuam se banqueteando no canteiro de obras, pois diversas espécies de pescado, inclusive consideradas nobres, como o surubim, continuam morrendo diariamente.

Um funcionário da empreiteira relatou que  foram utilizadas pás-carregadeiras para remover os peixes mortos e transportá-los em várias caçambas até o local d eincineração. “A podridão no canteiro de obras impregna até nas nossas roupas, de maneira que quando entramos nos ônibus para voltar para casa estamos fedendo a peixe podre”, disse um o funcionário.

Leia também:Desastre ambiental em Rondônia - Por Rubens Coutinho

INFORMAÇÃO À IMPRENSA

Construção de usina em Rondônia já matou três toneladas de peixes

Monitoramento de peixes e apoio a ribeirinhos integram as 33 condições para obra em Rondônia

Mudança em projeto de usinas torna descida de peixes provável, diz pesquisador

Especialista em peixes aponta risco em construção de barragens no Rio Madeira

Pesquisador consultado sobre usinas do Rio Madeira aponta “grande grau de incerteza” para impactos sobre peixes