Desembargador Alexandre Miguel é eleito novo presidente da Ameron

O desembargador Alexandre Miguel entra para a história da Ameron ao se tornar o 14º presidente da instituição.

Publicada em 13 de December de 2016 às 08:50:00

Pela primeira vez nos 33 anos de história da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) o pleito, para escolha do novo presidente da instituição, foi decidido por meio do dispositivo previsto no Artigo 17, § 2º do Estatuto da Ameron, no qual se considera eleito o associado que for mais antigo na magistratura, ainda que na inatividade. E foi por conta desse critério que o desembargador do TJRO, Alexandre Miguel saiu vitorioso na tarde do último sábado (10).

De acordo com a Comissão Eleitoral da Ameron, 13 associados compareceram a sede social para votar, o pleito ainda contou com 27 abstenções. No total 167 cédulas foram depositadas na urna, das quais 154 foram recebidas por correspondência. “O processo eleitoral e o respectivo resultado evidenciaram o interesse e a participação maciça dos magistrados, concedendo maior legitimidade ao pleito e demonstrando que os presidenciáveis concorrentes possuíam inquestionável prestígio perante os associados”, avalia o presidente da Comissão Eleitoral, juiz João Luiz Rolim Sampaio.

Foram 83 votos destinados para a chapa “Diálogo e Valorização” encabeçada pelo juiz Álvaro Kalix Ferro que tentava a recondução a presidência da associação após 10 anos e outros 83 votos contabilizados a favor da chapa “Um Só Ideal” liderada pelo desembargador do TJRO, Alexandre Miguel, a eleição ainda contou com um único voto nulo. Por exercer há mais tempo a magistratura, o desembargador Alexandre Miguel foi declarado novo presidente da Ameron com base no dispositivo previsto no Estatuto da Ameron que também prevê até dois mandatos consecutivos ao presidente, o que impediu ao juiz Francisco Borges concorrer mais uma vez ao pleito.

“É preciso ressaltar a excelência do trabalho realizado pela Comissão Eleitoral e estender agradecimentos e congratulações aos juízes João Rolim, Ênio e Sanada, pela firmeza e clareza com que realizaram seus trabalhos, dando tranquilidade a todos os envolvidos no processo eleitoral”, avalia o novo presidente eleito da Ameron, Alexandre Miguel que complementa, “sinto-me honrado com a escolha. Trabalharemos para a manutenção da união da classe, da defesa das prerrogativas e dos direitos que fortaleçam a carreira. Há os magistrados da ativa, os aposentados e também as pensionistas que não podemos esquecer em hipótese alguma, porque ajudaram construir uma história: a da magistratura rondoniense”, finaliza emocionado o discurso.

 

Novo presidente

Natural de Tupi Paulista/SP, o desembargador Alexandre Miguel tem 51 anos e é bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Alta Paulista, localizada em Tupã no interior de São Paulo. Chegou a Rondônia após ser aprovado no V Concurso da Magistratura do estado em 1990 atuando nas comarcas de Cacoal, Espigão do Oeste e Rolim de Moura, até exercer a jurisdição na Vara de Fazenda Pública. Em outubro de 2010 ascendeu ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia onde se tornou vice-presidente no biênio 2014/2015. É especialista em Direito Penal e Constitucional, além de ser mestre em Poder Judiciário.

O desembargador Alexandre Miguel entra para a história da Ameron ao se tornar o 14º presidente da instituição e terá a missão de conduzir a administração da associação no biênio 2017/2018.O último desembargador a ocupar a presidência da Ameron foi Daniel Ribeiro Lagos no biênio 2011/2012.

 

Diretoria

A nova diretoria da Ameron conta com novidade, o segundo cargo mais importante da direção da entidade volta a ser ocupado por uma mulher, a juíza Inês Moreira da Costa substituirá o desembargador Renato Martins Mimessi na vice-presidência da Ameron a partir do ano que vem. Da atual diretoria, o juiz Adolfo Theodoro Naujorks Neto se mantem como tesoureiro e o diretor de esportes Johnny Gustavo Clemes passa a ser  o tesoureiro-adjunto. Confira a seguir como está formada a nova diretoria da Ameron para os próximos dois anos:

 

Presidente

Alexandre Miguel

1º Vice-Presidente

Inês Moreira da Costa

2º Vice-Presidente

Dalmo Antônio de Castro Bezerra

Secretário-Geral

José Augusto Alves Martins

Secretário-Adjunto

Rogério Montai

Tesoureiro-Geral

Adolfo Theodoro Naujorks Neto

Tesoureiro-Adjunto

Johnny Gustavo Clemes

Conselheiro Fiscal

Rowilson Teixeira

Conselheiro Fiscal

João Adalberto Castro Alves

Conselheiro Fiscal

Glauco Antônio Alves

Conselheiro Fiscal

Arlen José Silva de Souza

Conselheiro Fiscal

Marcelo Tramontini