Detran-RO da início as atividades educativas de 2017

O esforço também contou com a participação da Companhia de Trânsito Polícia Militar (Ciatran) e Secretaria municipal de trânsito (Sentram).

Publicada em 06 de janeiro de 2017 às 11:28:00

Na tarde de ontem, quinta-feira (5), o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) por meio do Governo de Rondônia, promoveu a primeira de uma série de blitzen educativas previstas para acontecer ao longo deste mês. O esforço também contou com a participação da Companhia de Trânsito Polícia Militar (Ciatran) e Secretaria municipal de trânsito (Sentram).

O objetivo das atividades é dar continuidade aos trabalhos de educação de trânsito que vem sendo realizado fortemente desde o inicio do governo atual e tem mostrado um resultado positivo.

A blitz inaugural aconteceu na Avenida Pinheiro Machado em frente ao Campo do 13. Por pouco mais de duas horas centenas de veículos foram abordados. De caráter especificamente educativo, os condutores receberam orientações e alerta quanto a conduta a ser adotada no trânsito para melhorar a segurança nas vias públicas. Não foi feita verificação de documentação.

De acordo com Acassio Paese, chefe de campanhas do Detran-RO, a violência no trânsito diminui muito em termos quantitativos durante as blitzen educativas, durante as atividades, os agentes abordaram os condutores alertando-os sobre o respeito à sinalização e os cuidados no trânsito. A equipe distribuiu material impresso educativo com orientações sobre noções básicas de legislação e orientou pedestres e condutores sobre os cuidados no trânsito e o uso correto dos itens de segurança.

Alertas sobre os riscos que condutores correm na mistura de álcool e direção foi reforçada pelos agentes na ocasião.

“A população recebe as abordagens muito bem, pois ainda existem dúvidas sobre a legislação, manutenção dos veículos, sobre documentação, então as campanhas educativas servem para orientar sem o intuito de punir”, esclareceu Acassio.

A próxima blitz educativa está agendada para hoje, sexta feira (6), no posto da Polícia Rodoviária Federal de Rondônia na BR-364 sentindo candeias do Jamari entre 14h às 18h.

 

FOTOS: Miro Costa