Dia dos Pais: Fecomércio e Sindilojas orientam comerciantes para vendas de última hora

O presidente do Sindilojas, Joaquim Vanderli de Aguiar, explica que neste ano, mais do que nunca, os lojistas devem promover ações que atraiam os consumidores às compras.

Publicada em 04 de August de 2015 às 15:10:00


O presidente do Sistema Fecomércio (Sesc-Senac-IFPE), Raniery Araujo Coelho.

Mesmo com um cenário de dificuldade, reflexo da crise econômica pelo qual passa o País, as vendas para o Dia dos Pais em Rondônia têm que ser encaradas com otimismo, uma vez que as pesquisas de intenção de consumo da Confederação Nacional do Comércio (CNC) apontam o Estado com indicadores melhores que os de nível nacional.

O histórico é positivo, segundo avaliação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio), que tem atuado juntamente com o Sindicato dos Lojistas do Estado de Rondônia (Sindilojas), no sentido de orientar os empresários para as vendas de última hora no Dia dos Pais.

“É nos momentos de crise que temos que inovar e criar condições necessárias para a manutenção e o crescimento do nosso negócio. A Fecomércio neste processo é parceira do comerciante e juntos vamos superar os obstáculos e crescer”, observou o presidente do Sistema Fecomércio (Sesc-Senac-IFPE), Raniery Araujo Coelho.

Com base em pesquisa divulgada pela SPC Brasil, apontando que seis em cada dez (66,7%) pessoas deixarão a compra do presente para a última hora, Raniery Coelho, informa que as empresas têm que se preparar à demanda, para não perder vendas. De acordo com o levantamento, 9% dos entrevistados, de um total de 600, deixarão para fazer compras no próximo sábado, véspera do Dia dos Pais.

INTENÇÃO DE GASTOS

O presidente do Sindilojas, Joaquim Vanderli de Aguiar

O presidente do Sindilojas, Joaquim Vanderli de Aguiar, explica que neste ano, mais do que nunca, os lojistas devem promover ações que atraiam os consumidores às compras. “Não é fácil, mas em muitos casos até medidas simples, como a montagem correta de uma vitrine, pode elevar em até 30% as vendas”, observa.

De acordo com a pesquisa do SPC Brasil, nesta data os pais (64,0%) e os esposos (20,6%) serão os mais presenteados, mas eles devem se contentar com uma recordação mais barata. De acordo com o levantamento, o valor médio por presente será de R$ 119,83, quantia inferior à intenção de gastos apurada pelo SPC Brasil para o último Dia dos Namorados, que foi de R$ 138,00.

DICAS PARA OS LOJISTAS NO DIA DOS PAIS

Para auxiliar no aumento das vendas em uma das mais importantes datas para o comércio varejista, a Federação do Comércio de Rondônia e o Sindilojas têm orientado os empresários para as melhores soluções no preparo de fachadas, confecção de vitrines e composição de kits para cada tipo de pai, e dicas para vender mais e melhor – inclusive no ambiente virtual. Leia abaixo as principais dicas para ter sucesso nas vendas do Dia dos Pais.

PASSOS PARA VENDER MAIS E MELHOR

- Vitrine: Aproveite a data para mudar e personalizar a vitrine e a fachada. Coloque a criatividade em jogo, tomando cuidado apenas com os excessos. Cores frias como verde, azul e violeta são mais identificadas com o segmento masculino.

- Espaço físico: E por que não dar uma repaginada na loja como um todo? Pense nas melhorias que podem ser feitas para promover melhor circulação de seus clientes e deixar os produtos e as ofertas mais a mostra.

- Horário: Para atender àqueles que saem do trabalho mais tarde ou mesmo a quem deixou o presente para a última hora, pode valer a pena estender o período de funcionamento do estabelecimento.

- Kits promocionais: Fazer um “combo” de presentes a preços promocionais pode ajudar a vender mais, especialmente para quem ainda não sabe bem o que quer. Pode-se criar opções para os diferentes perfis de pais: workaholics, esportivos, intelectuais, entre outros.

- Vale presente: Boa opção para o cliente que ainda não decidiu o que levar, também é uma oportunidade de ganhar um novo cliente quando o papai presenteado fizer a troca do vale pelo produto.

- Utilize as redes sociais: elas vieram para ficar, então, por que não utilizar essas ferramentas baratas e poderosas de acesso ao público? Um post simples, ressaltando a importância dos pais e gerando interação com a loja pode ajudar a divulgar a marca. Promoções na rede também têm se popularizado.

- E-mail marketing: também é uma opção que envolve poucos custos. É possível colocar um link de acesso ao site de sua loja, assim como o endereço da loja física e o telefone.

- Brindes: os mimos ajudam o cliente a divulgar a marca quando carrega, por exemplo, uma caneta ou chaveiro com a logo de sua loja.

- Incentivos aos vendedores: ganhos extras para o período podem trazer mais motivação para os vendedores.

- Treinamento: é importante orientar os atendentes para que eles abordem os clientes de maneira correta, oferecendo os produtos certos. Eles devem conhecer bem os artigos a venda, suas características e preços. Além de tudo, conversar com os clientes para compreender suas necessidades.

- Abordagem ao cliente: A parte crítica da venda são os primeiros 30 segundos. O vendedor deve seguir três passos: O primeiro é se apresentar ao cliente e cumprimenta-lo pelo nome. O segundo é deixar o possível comprador à vontade e o terceiro é estar atento caso seja chamado para auxiliar na compra.

- Apresentar e demonstrar o produto: Neste ponto da venda, o importante é fazer o cliente participar da apresentação. Faça-o pegar o produto, manuseá-lo e experimentá-lo. É fundamental ir conquistando pequenas concordâncias do cliente. No final, com tantas concordâncias, ficará difícil para o cliente fugir do tão esperado sim.

- Preço e valor: Os clientes buscam o menor preço, no entanto o vendedor nunca deve falar de valores no início da conversa. Antes de tudo é preciso apresentar os benefícios do produto.

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