Divulgado edital de seleção do Mestrado em Biologia Experimental da UNIR

Nesta oportunidade serão oferecidas 34 vagas regulares e duas vagas suplementares.

Publicada em 13 de December de 2016 às 08:24:00


            A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), vinculado ao Núcleo de Saúde (NUSAU) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), divulga a abertura do Edital 001/2017/PGBIOEXP de seleção de novos alunos para o curso de Mestrado em Biologia para ingresso no primeiro semestre de 2017.

            Nesta oportunidade serão oferecidas 34 vagas regulares e duas vagas suplementares, para graduados nos cursos de Bacharelado e/ou Licenciatura em Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, Medicina, Nutrição, Odontologia, Química, Veterinária e afins, devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação. As vagas suplementares visam atender a politica de ação afirmativa para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Inscrições

            A inscrição para participar do processo seletivo do PGBIOEXP estará aberta no período de 12 de dezembro de 2016 a 5 de fevereiro de 2017, exclusivamente através do link disponibilizado no sítio eletrônico do PGBIOEXP (www.pgbioexp.unir.br).

            Para se inscrever, o candidato deverá anexar os seguintes documentos em formato “pdf”: formulário de inscrição devidamente preenchido, legível e assinado (Anexo II do edital); uma foto 3 x 4;  e cópia legível dos seguintes documentos: carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), título de eleitor, comprovante de quitação eleitoral, certificado de quitação com o Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino), passaporte válido, autenticado em cartório (para estrangeiros), histórico escolar do curso superior/graduação na área de saúde e afins, autenticado e/ou assinado pela instituição emitente, e diploma de curso superior/graduação na área da saúde e afins.

            Para candidatos que ainda não concluíram o curso superior, será aceita a declaração emitida pela secretaria de graduação da unidade de ensino informando que está finalizando o último ano do curso e terá concluído até a data da matrícula no PGBIOEXP, que será realizada nos dias 20 e 21 de março de 2017, conforme edital.

Sobre o Mestrado

            O Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental da UNIR objetiva a formação de mestres qualificados para atuarem na pesquisa e docência nas diversas áreas do conhecimento que abordam doenças tropicais, com ênfase nas relações patógeno-hospedeiro, compreendendo o estudo dos agentes patogênicos, seus vetores, incluindo animais de importância médica.

            O programa visa também a geração de conhecimento de vanguarda na Amazônia, por meio da abordagem multidisciplinar em biologia celular, molecular, estrutural, infectologia, parasitologia, toxinologia, epidemiologia e nanobiotecnologia.

            O Mestrado em Biologia possui duas áreas de concentração. A primeira, denominada Relação Patógeno-Hospedeiro, é dividida nas seguintes linhas de pesquisa: Biologia, Biodiversidade, Ecologia e Controle de Vetores de Interesse Médico; Fisiopatologia e Epidemiologia de Doenças Tropicais; e Genética e Bioinformática Aplicadas às Doenças Infecciosas e Parasitárias. Já a segunda área de concentração, denominada Biotecnologias aplicadas à saúde, contempla as linhas de pesquisa: Bioprospecção e Caracterização de Moléculas da Biodiversidade Amazônica úteis à Saúde Humana; Nanotecnologia Aplicada às Doenças Tropicais; e Biologia celular e molecular.

            O edital completo está disponível no arquivo abaixo. Mais informações podem ser obtidas no sítio eletrônico do http://www.pgbioexp.unir.br/index.php?pag=noticias&id=17437.

 

Fonte: UNIR