09/11/2015 - 07h05min - Atualizado em 09/11/2015 - 07h05min

Do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon para o excelentíssimo juiz federal Dimis da Costa Braga, em 8 de novembro de 2015

Assunto: O falecimento do doutor Herculano Martins Nacif

Ricardo Leite

 

Meu caro magistrado Dimis da Costa Braga. Escrevo-lhe desde os Céus de Rondônia. Vejo a sua dor lancinante. Receba minhas sinceras condolências pelo passamento do seu colega, Juiz Federal Herculano Martins Nacif, que muito cedo veio se juntar a nós. São os desígnios do Criador, que eu aprendi a compreender nesses anos todos.

Mas, para seu conforto, saiba que ao chegar aqui, eu o aplaudi de pé, por tudo que ele fez desde 2001, em favor do Estado que leva o meu nome, com muita honra, e que cresce com o trabalho e o suor de milhares de pessoas de todos os cantos do Brasil, País que eu ajudei a construir, em mais de 70 anos de serviço público ininterruptos. Todos sabem que sou formal, positivista, e sigo regras com temperança militar. Não bateria palmas para quem não merecesse.

Quando Vossa Excelência foi homenageado este ano com o digno título de cidadão rondoniense, concedido pela Assembleia Legislativa de Rondônia, vi que Doutor Herculano o saudou da tribuna com uma linguagem rica, voz forte e gestual correto. Fiquei bem impressionado. Um tribuno nato. Em determinado instante, ele passou a ler um artigo do Procurador Federal Ricardo Leite, que inclusive me citou. No texto, lembrou que eu fui árbitro num litígio envolvendo a Madeira-Mamoré Railway Company e a União Federal. Doutor Herculano estava inspirado e feliz. Deu uma verdadeira aula de oratória. Vocês devem revê-lo, acessando a internet, essa maravilha que não existia quando eu estava aí. Sigam o caminho: http://www.al.ro.leg.br/institucional/videos/ale-tv-sessao-solene-19-05-15

Eu visitei essa estrada de ferro extraordinária, que Vossa Excelência e Doutor Herculano gostam tanto. Vi de perto o esforço de milhares de trabalhadores para vencer a selva brutal. Com consciência de servir ao meu País, dei ganho de causa à Companhia. Ela queria só o justo. Ninguém sabia – somente Deus onisciente –, que um pântano de muitos quilômetros tinha que ser lastreado para receber dormentes e trilhos. Um gasto extra, muito além do contratado. E calote, eu não aceito.

Transmita também à família, e aos muitos admiradores dele, que pedirei aos meus amigos índios uma pajelança de acolhida fraternal do Doutor Herculano. Servirá para tranquilizá-lo. Tudo ficará bem. A paz sempre reina. Sei que, infelizmente, mais de 50 mil pessoas morrem pelas estradas brasileiras todos os anos. Se tivéssemos mais trens de passageiros não haveria tantas mortes prematuras.

Antes de terminar esta epístola, saiba, Doutor Dimis Braga. Os índios e pajés já fizeram a recepção adequada ao Doutor Herculano, que eu pedi dando referências abonadoras dele. Prepararam os rituais com esmero. Foi bonito. Eles já sabiam de quem se tratava. Viram todos esses anos o quanto o magistrado fez na defesa do meio ambiente, em harmonia com o progresso.

Mas fique ciente também, meu caro magistrado Dimis Braga, que foi o gabinete de trabalho de Doutor Herculano, na Justiça Federal em Porto Velho, com aqueles belos e significantes cocares, arcos e flechas indígenas na parede, o passaporte especial para ele viver em alegria também entre as tribos daqui. Viva o Brasil! Viva Rondônia! Selva!!!!.

Ricardo Leite é jornalista é  procurador federal

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de JANAINA

Postado por JANAINA em 09/11/2015 às 09:44

Que lindo!. Muito confortante sua missiva Marechal. rsrs

177.15.120.2

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/02/2017 ás 14:06:00

Alexandre de Moraes deve receber 7,5 mil processos ao tomar posse no STF

Moraes foi indicado ao Supremo pelo presidente Michel Temer e teve o nome aprovado na manhã de hoje (22) pelo plenário do Senado.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/02/2017 ás 13:58:00

Suspensão de expediente na comarca de Machadinho e no Centro de apoio logístico de Porto Velho 

Na Comarca de Machadinho do Oeste o expediente será suspenso das 16 às 18 horas. Já no centro de apoio logístico em Porto Velho o expediente estará suspenso a partir das 14 horas.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/02/2017 ás 13:56:00

Justiça Rápida Itinerante inicia triagens em Itapuã do Oeste e Triunfo

Os interessados devem procurar os postos de atendimento com os documentos pessoais e outros que ajudem a comprovar a reclamação feita ao Judiciário.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/02/2017 ás 13:54:00

IPAM não pode proceder descontos médico-hospitalar sem autorização do servidor

Não se pode confundir os descontos de 7%, para assistência médica, e o elemento moderador, o aporte financeiro, com os descontos previdenciários, que são para aposentadoria.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/02/2017 ás 08:22:00

Para Cármem Lúcia, todos os promovidos por merecimento devem mesmo merecer

Segundo a ministra, nas promoções por merecimento na magistratura brasileira, é preciso reduzir tanto quanto possível o voluntarismo – ou seja, a escolha de magistrados sem fundamento em critérios objetivos.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/02/2017 ás 08:20:00

Tribunal admite primeiro incidente de assunção de competência em recurso especial

O relator do recurso, ministro Marco Aurélio Bellizze, propôs a assunção de competência para que o caso seja julgado na Segunda Seção.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/02/2017 ás 08:17:00

2ª Turma: Compete à Justiça Federal julgar ação sobre licença-prêmio a juiz do Trabalho

No caso dos autos, um juiz do Trabalho vinculado ao Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) ajuizou a ação contra a União perante a Justiça Federal e fundamentou seu pedido de licença-prêmio com base na simetria entre a sua carreira...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/02/2017 ás 08:14:00

1ª Turma: ICMS com base reduzida não gera crédito

Segundo o tribunal de origem, está em jogo o regime de tributação favorecido às empresas prestadoras de serviço de transporte consistente na redução da base de cálculo para o percentual de 80%...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/02/2017 ás 08:13:00

2ª Turma rejeita recurso e determina abertura de ação penal contra Gleisi Hoffmann e ex-ministro Paulo Bernardo

A Turma recebeu denúncia em julgamento realizado em setembro do ano passado, a fim de investigar na possível destinação de R$ 1 milhão de origem ilegal para a campanha da senadora em 2010.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/02/2017 ás 07:51:00

Comissão Permanente de Avaliação de Documentos propõe soluções para preservar a memória do Judiciário

A Comissão, que é subordinada hierarquicamente à presidência do Poder Judiciário, reúne-se semanalmente para tratar de assuntos inerentes às suas atribuições, bem como realiza visitas aos cartórios e a outras instituições.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2015 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com