09/11/2015 - 07h05min - Atualizado em 09/11/2015 - 07h05min

Do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon para o excelentíssimo juiz federal Dimis da Costa Braga, em 8 de novembro de 2015

Assunto: O falecimento do doutor Herculano Martins Nacif

Ricardo Leite

 

Meu caro magistrado Dimis da Costa Braga. Escrevo-lhe desde os Céus de Rondônia. Vejo a sua dor lancinante. Receba minhas sinceras condolências pelo passamento do seu colega, Juiz Federal Herculano Martins Nacif, que muito cedo veio se juntar a nós. São os desígnios do Criador, que eu aprendi a compreender nesses anos todos.

Mas, para seu conforto, saiba que ao chegar aqui, eu o aplaudi de pé, por tudo que ele fez desde 2001, em favor do Estado que leva o meu nome, com muita honra, e que cresce com o trabalho e o suor de milhares de pessoas de todos os cantos do Brasil, País que eu ajudei a construir, em mais de 70 anos de serviço público ininterruptos. Todos sabem que sou formal, positivista, e sigo regras com temperança militar. Não bateria palmas para quem não merecesse.

Quando Vossa Excelência foi homenageado este ano com o digno título de cidadão rondoniense, concedido pela Assembleia Legislativa de Rondônia, vi que Doutor Herculano o saudou da tribuna com uma linguagem rica, voz forte e gestual correto. Fiquei bem impressionado. Um tribuno nato. Em determinado instante, ele passou a ler um artigo do Procurador Federal Ricardo Leite, que inclusive me citou. No texto, lembrou que eu fui árbitro num litígio envolvendo a Madeira-Mamoré Railway Company e a União Federal. Doutor Herculano estava inspirado e feliz. Deu uma verdadeira aula de oratória. Vocês devem revê-lo, acessando a internet, essa maravilha que não existia quando eu estava aí. Sigam o caminho: http://www.al.ro.leg.br/institucional/videos/ale-tv-sessao-solene-19-05-15

Eu visitei essa estrada de ferro extraordinária, que Vossa Excelência e Doutor Herculano gostam tanto. Vi de perto o esforço de milhares de trabalhadores para vencer a selva brutal. Com consciência de servir ao meu País, dei ganho de causa à Companhia. Ela queria só o justo. Ninguém sabia – somente Deus onisciente –, que um pântano de muitos quilômetros tinha que ser lastreado para receber dormentes e trilhos. Um gasto extra, muito além do contratado. E calote, eu não aceito.

Transmita também à família, e aos muitos admiradores dele, que pedirei aos meus amigos índios uma pajelança de acolhida fraternal do Doutor Herculano. Servirá para tranquilizá-lo. Tudo ficará bem. A paz sempre reina. Sei que, infelizmente, mais de 50 mil pessoas morrem pelas estradas brasileiras todos os anos. Se tivéssemos mais trens de passageiros não haveria tantas mortes prematuras.

Antes de terminar esta epístola, saiba, Doutor Dimis Braga. Os índios e pajés já fizeram a recepção adequada ao Doutor Herculano, que eu pedi dando referências abonadoras dele. Prepararam os rituais com esmero. Foi bonito. Eles já sabiam de quem se tratava. Viram todos esses anos o quanto o magistrado fez na defesa do meio ambiente, em harmonia com o progresso.

Mas fique ciente também, meu caro magistrado Dimis Braga, que foi o gabinete de trabalho de Doutor Herculano, na Justiça Federal em Porto Velho, com aqueles belos e significantes cocares, arcos e flechas indígenas na parede, o passaporte especial para ele viver em alegria também entre as tribos daqui. Viva o Brasil! Viva Rondônia! Selva!!!!.

Ricardo Leite é jornalista é  procurador federal

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de JANAINA

Postado por JANAINA em 09/11/2015 às 09:44

Que lindo!. Muito confortante sua missiva Marechal. rsrs

177.15.120.2

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:23:00

Teori Zavascki foi ministro do STF por quatro anos

Teori Zavascki tinha 68 anos. Nasceu em 15 de agosto de 1948, em Faxinal dos Guedes (SC). Viúvo desde 2013, ele deixa três filhos.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 19/01/2017 ás 21:13:00

NOTA DE PESAR DA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS DO ESTADO DE RONDÔNIA – AMERON PELA MORTE DO MINISTRO DO STF TEORI ZAVASCKI

Homem de sólido caráter e indiscutível saber jurídico, destacava-se pela retidão com que sempre conduziu processos de sua responsabilidade, notadamente pela discrição no exercício da judicatura.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 19/01/2017 ás 20:42:00

Senado precisará confirmar indicação de substituto de Teori Zavascki

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) é a responsável por analisar as escolhas de novos ministros do STF.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 19/01/2017 ás 20:02:00

Dono de consultório odontológico acusado de torturar funcionário deve permanecer preso

Há informações no processo de que ele e seu sócio encontraram o funcionário com os pés sobre a mesa. Advertido, o empregado teria retrucado, o que deu início a uma discussão.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 19/01/2017 ás 19:59:00

Advogado acusado de enganar clientes continua impedido de atuar em novas causas

Além de proibi-lo de se ausentar da comarca e de determinar seu comparecimento periódico em juízo, o TJPB impôs ao advogado a suspensão parcial do exercício profissional.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 19/01/2017 ás 19:56:00

Nota de pesar - Morte do ministro Teori

O ministro Teori Albino Zavascki nasceu na cidade de Faxinal dos Guedes (SC), a 520 km da capital catarinense, em 15 de agosto de 1948.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 19/01/2017 ás 19:51:00

Presidente do STF lamenta a morte de Teori Zavascki, \"um dos mais brilhantes juízes da história da nossa Justiça\"

A morte põe fim a uma Vida, mas não acabam a amizade, a convivência nobre, gentil e fecunda do amigo dos amigos. Nem a generosidade com todos que caracterizava o ministro Teori Zavascki.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 19/01/2017 ás 12:23:00

Emeron abre inscrições para Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura e Programa de Residência Judicial

A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON) publicou no Diário da Justiça de ontem, 18, os editais para a turma 2017...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 19/01/2017 ás 11:41:00

Acusados de mortes de sem-terra em Cujubim serão levados a júri popular em Ariquemes

A sentença de pronúncia foi publicada nessa segunda-feira, 17.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 17/01/2017 ás 12:58:00

Procurador pode aguardar fim de processo para assumir novo cargo sub judice

O candidato concorreu sub judice, amparado em liminar concedida pela ministra do STJ Regina Helena Costa, e ficou em 20º lugar.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2015 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com