Dr. Neidson participa de Encontro Nacional da Federação Brasileira de Epilepsia

Evento aconteceu em São José do Rio Preto nos dias 16 a 19 de março.

Assessoria
Publicada em 23 de março de 2017 às 09:32
Dr. Neidson participa de Encontro Nacional da Federação Brasileira de Epilepsia

A convite da Federação Brasileira de Epilepsia (Epibrasil), o deputado Dr. Neidson (PMN) participou do XV Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio a Pessoas com Epilepsia realizada entre os dias 16 e 18 de março, na cidade de São José do Rio Preto (SP).

O evento, considerado um dos mais importantes da área de saúde neurológica do Brasil reuniu pacientes, médicos e outros profissionais de vários Estados e do estrangeiro.

Os participantes vestem camiseta na cor roxa, adotada como símbolo de apoio ao conhecimento sobre a doença para reduzir o preconceito e ajudar na luta pelos direitos à inclusão social, profissional e econômica dos epilépticos.

A epilepsia é um tipo de transtorno mental crônico que afeta homens e mulheres de todas as idades. Estima-se que somente no Brasil, cerca de três milhões de pessoas sofrem da doença. Ela é caracterizada como uma doença na qual as crises epilépticas, sejam parciais ou generalizadas, se repetem de tempos em tempos.

O Epibrasil, que foi realizado no Ypê Park Hotel, teve como objetivo aprendizagem, trabalho e troca de experiências. Buscou também centralizar discussões sobre dois temas, "Epilético no mercado de trabalho" e a "Mulher com Epilepsia". Também aconteceu o lançamento da "Campanha pela cidadania dos brasileiros com epilepsia".

O deputado destacou a importância da inclusão de pessoas com Epilepsia no mercado de trabalho.

"Hoje, por exemplo, eles não têm direitos previstos na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), ou seja, não são resguardados pelo INSS. E durante este evento, elaboramos um protocolo que deverá posteriormente, ser encaminhado ao Congresso Nacional, com o intuito de reverter esse cenário", esclareceu o parlamentar.

Dr. Neidson, que é médico, participou do evento representando a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, acompanhado do procurador de Justiça do de Rondônia, Edmilson Fonseca e da defensora pública do Estado, Rosária Gonçalves Novais.

O médico Doutor Li Li Min foi um dos palestrantes do evento. Ele nasceu em Taiwan, se formou no Brasil e hoje é o titular da cadeira de Neurologia da Faculdade de Medicina da Unicamp.

Segundo o neurologista, a ideia de criar o encontro da Epibrasil nasceu em Rio Preto, 15 anos atrás, após realizar pesquisa para saber o número de pacientes que sofrem com a doença e conceder uma entrevista na Rede Vida de Televisão.

“Essa pesquisa foi feita em conjunto com o engenheiro Antonio Carlos Carvalho e a entrevista na Rede Vida deu uma repercussão nacional ao assunto”, lembra.

O doutor Moacir Alves Borges, médico neurologista e professor da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), um dos organizadores da Epibrasil, disse ter ficado satisfeito com a participação do público, encerrado com a apresentação da Orquestra de Moda de Viola, da cidade de Jales.

Ao final o parlamentar parabenizou e classificou como positiva a iniciativa do evento.

“É importante a realização destes eventos educativos, que prestam esclarecimentos à população, além de debater as ações voltadas para a saúde das pessoas com a doença”, concluiu Dr. Neidson.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook