Eficiência das propriedades rurais é discutida em Ji-Paraná

Evento será realizado quarta e quinta-feira no parque de exposições Hermínio Victorelli; No ano passado evento discutiu a cadeia produtiva do gado de corte.

Publicada em 16 de September de 2014 às 19:03:00

Ji-Paraná recebe nesta quarta-feira, 17 e quinta-feira, 18, a terceira etapa do Circuito ExpoCorte 2014, evento que percorre os principais polos de produção pecuária do País para disseminar tecnologia e fomentar discussões sobre a cadeia produtiva da carne. A proposta deste ano é debater a gestão das fazendas e por isso o evento tem como tema “Como conseguir o máximo de minha propriedade”.

Alguns dos maiores especialistas do setor já confirmaram presença no evento de Ji-Paraná como Osler Desouzart (OD Consulting), Antonio Chaker (Terra Desenvolvimento Agropecuário), Fabiano Tito Rosa (Minerva Foods), Alexandre Zadra (CRI Genética), Diede Loureiro (Philbro), Roberto Risolia (Dow AgroSciences), o pesquisador André Souza , Alberto Belentani (Projeta Consultoria e Planejamento Agropecuário), Marcos Baruselli (DSM-Tortuga), além do consultor internacional da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Francisco Vila, que é o coordenador de conteúdo do Circuito ExpoCorte.

“Queremos reunir pecuaristas, empresários e técnicos de todo o estado para debater, com os palestrantes, o mercado da carne e como se pode tirar mais proveito das propriedades compartilhando técnicas e conhecimentos”, explica a diretora da Verum Eventos, Carla Tuccilio, que promove o Circuito em Ji-Paraná, juntamente com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e a Associação Rural de Rondônia (ARR).

Para o Diretor da Associação Rural de Rondônia, Sérgio Ferreira, o desempenho da propriedade rural depende da utilização correta da tecnologia disponível. “Esta orientação é obtida por meio das palestras e debates que ocorrem e também por meio da feira de negócios, onde as empresas que participam do evento expõem suas tecnologias”, completa.

Em paralelo às apresentações, os participantes terão contato com as principais novidades tecnológicas apresentadas por empresas de referência do setor pecuário que estarão na feira de negócios que compõe o evento. Estão confirmadas para a etapa de Ji-Paraná as empresas Dow AgroSciences, Minerva Foods, Philbro, Zoetis, Taura, Tortuga - DSM, Beckhauser, Bellman, Ourofino, Arysta, CRI Genética, ABS Pecplan, Associação Brasileira de Criadores de Senepol e Romancini.

Principal atividade econômica do estado, a pecuária em Rondônia conta atualmente com mais de 12 milhões de cabeças de gado, o que representa a 7a posição entre os estados produtores. Estes números, porém, podem ser melhores segundo o assessor especial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Adilson Júlio Pereira, basta o produtor saber tirar proveito de sua propriedade. “O grande desafio é mostrar para o produtor que sua propriedade é um negócio viável, então, com certeza, com um evento desta natureza o criador tem a oportunidade de colocar suas dificuldades e também pode perceber que o agronegócio é viável”, comenta.

As inscrições para participar do workshop podem ser feitas pelo site www.circuitoexpocorte.com.br.

Sobre o Circuito

O Circuito ExpoCorte foi criado com a finalidade de levar tecnologia e discussão para os principais polos de produção pecuária do Brasil. Em sua terceira edição em 2014, o evento passou por Cuiabá (MT), em março, onde reuniu 900 participantes, e Campo Grande, em julho, com 1.380 pessoas. Será realizado em Ji-Paraná (RO) em 17 e 18 de setembro, Araguaína (TO) em 15 e 16 de outubro e Uberlândia (MG) nos dias 11 e 12 de novembro.