Eletrobras Eletronorte entrega veículos e equipamentos à SEDAM para ações de proteção ambiental

O Secretário Estadual de Desenvolvimento Ambiental, Vilson Machado participou da solenidade de entrega e destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado de Rondônia e Eletrobras Eletronorte neste Acordo.

Publicada em 01 de December de 2016 às 09:34:00

O Acordo de Cooperação Técnica no valor de R$ 2.601.190,00 (dois milhões, seiscentos e um mil, cento e noventa reais), entre a Eletrobras Eletronorte e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, possibilitou a aquisição de materiais de apoio e veículos (terrestre/fluvial) para atender ações de proteção e conservação da Estação Ecológica e reservatório no entorno da Usina Hidrelétrica Samuel.

 A entrega dos materiais e veículos foi realizada pela Eletrobras Eletronorte nesta quarta-feira (30), nas dependências da Usina que fica no município de Candeias do Jamari, cerca de 45 km de Porto Velho (RO). Foram entregues à SEDAM: 02 (duas) caminhonetes traçadas, 02 (duas) motocicletas, 02 (dois) barcos de 5 metros, 04 (quatro) barcos de 6 metros, 03 (três) carretas reboque para barcos, 1 (um) motor de popa 25hp dois tempos, 04 (quatro) motores de popa 40hp dois tempos  e 40 (quarenta) placas de sinalização para reaviventação da ESEC Samuel.

O Secretário Estadual de Desenvolvimento Ambiental, Vilson Machado participou da solenidade de entrega e destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado de Rondônia e Eletrobras Eletronorte neste Acordo. “A parceria com a Eletrobras Eletronorte neste processo é de fundamental importância. Os equipamentos  darão suporte aos trabalhos de engenheiros e técnicos do projeto de Conservação da Estação Ecológica de Samuel –ESEC”.

 “Para a Eletrobras Eletronorte é uma satisfação realizar esta parceria, pois fortalecerá o monitoramento e fiscalização da Unidade. Trabalho este que é imprescindível para o ecossistema e a conservação do uso das águas do reservatório e das áreas no entorno da Usina”, disse o engenheiro Marcelo Franco que representou durante o ato o Gerente, Marcial José Perez. Na oportunidade, a equipe do Meio Ambiente da Usina entregou para o Secretário da SEDAM,  o Plano de Manejo da ESEC.

 

 

Sobre a Unidade

A Unidade de Conservação ocupa uma extensão de 71.060 ha (setenta um mil e sessenta hectare) ao longo da margem direita do reservatório, sendo que as áreas inundadas chegam a atingir aproximadamente 10% (dez por cento) da Estação Ecológica.  As áreas de preservação permanente, embora sejam de propriedade da União, estão sob a responsabilidade da Eletrobras Eletronorte. Campanhas de monitoramento e fiscalização já são realizadas pela SEDAM e o termo de Cooperação fortalecerá os trabalhos desenvolvidos na ESEC.