Eletrobras Rondônia recebe o Prêmio Socioambiental Chico Mendes

A premiação é concedida pelo Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, por meio do Programa de Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável (PROCERT).

Publicada em 01 de December de 2016 às 09:52:00

A Eletrobras Distribuição Rondônia recebeu, pelo quarto ano consecutivo, o prêmio “Socioambiental Chico Mendes”, conquistando o direito do uso do “Selo Verde – Ação e Case de Natureza Socioambiental” edição 2016, pela realização do Projeto Eficiência Energética Itinerante em escolas públicas de Rondônia.

A premiação é concedida pelo Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, por meio do Programa de Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável (PROCERT). A divulgação do Selo Verde Chico Mendes consiste em um importante mecanismo de interferência positiva na disseminação da preservação ambiental, no respeito à vida e a justiça social.

O Projeto Eficiência Energética Itinerante realiza várias ações de conscientização de jovens e crianças, com o suporte de duas unidades móveis adaptadas, com o objetivo de transmitir conhecimentos, de forma dinâmica, de acordo com a metodologia “PROCEL nas Escolas – A Natureza da Paisagem” e “A Energia que Transforma”, por meio de palestras, oficinas e materiais impressos distribuídos nas instituições que visita. A metodologia do programa busca a preservação dos recursos naturais em benefício das futuras gerações e a formação de jovens conscientes sobre o futuro do planeta.

O projeto já atendeu 457 escolas, em 52 municípios do Estado, com a capacitação de 5.588 professores e orientação de 193.442 estudantes, que atuam como multiplicadores do conceito do Programa. Além do projeto aplicado nas escolas, também foram realizados 131 eventos em feiras agropecuárias, feiras de ciência e tecnologia e participação em eventos promovidos por outras entidades públicas, utilizando as unidades móveis e os orientadores do projeto, sempre com o intuito de esclarecer os participantes quanto ao uso eficiente da energia elétrica, visando a sustentabilidade do planeta.

A conscientização pode ser percebida mediante à mudança de hábitos do público alvo, traduzido na diminuição do consumo de energia elétrica nas residências dos alunos e nas próprias instituições de ensino envolvidas. Esta constatação foi mensurada por meio de 2.421 diagnósticos realizados com o acompanhamento do consumo de energia durante três meses. O Projeto foi financiado pela Eletrobras Distribuição Rondônia por meio do Programa Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que investiu R$ 4,3 milhões ao longo de oito anos.