Em Brasília, novos prefeitos de Rondônia discutem desafios da administração

A Lei de Responsabilidade também foi tema de discussão.

Publicada em 27 de October de 2016 às 13:55:00

No segundo dia do seminário “Novos Gestores” o tema principal dos debates foi a ligação entre as esferas do poder. A sessão de abertura começou falando da relação com o Congresso Nacional, com o executivo Federal, com a imprensa e sobre a atuação junto ao poder judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas.

A Lei de Responsabilidade também foi tema de discussão. Para o presidente da AROM, Jurandir de Oliveira, o evento é de grande importância. "Tenho certeza que os prefeitos irão voltar com outra visão. As palestras têm sido de grande valia para os novos prefeitos e também para os prefeitos reeleitos", afirmou.

Uma novidade oferecida aos presentes este ano foi a confecção da carteirinha do prefeito. O documento serve para facilitar a entrada em órgãos públicos em Brasília. O serviço agradou os prefeitos. "Essa facilidade é muito importante. Vai nos ajudar não só a entrar no Congresso de forma mais rápida, mas também no Ministério Público e no Tribunal de Justiça, por exemplo", explicou o prefeito de Guajará-Mirim, Rodrigo Nogueira.

O prefeito de Ministro Andreazza, Arnaldo Strellow, também lembrou que a carteira aumenta o prestígio do prefeito. "Com o documento, até a receptividade no órgão melhora. Somos identificados rapidamente", finalizou Strellow. 

Durante a tarde, o painel tratou sobre projetos para Gestão Municipal, conquistas do Municipalismo e qualificação como ferramenta de gestão. No final do dia, a AROM ofereceu um jantar de confraternização para os parlamentares.