Em compromissos na região Central do Estado, Jaqueline apresenta solução para limpar os pátios do Detran

O produtor rural Raimundo Damasceno, morador do distrito de Pacarana, localizado 90 quilômetros de Espigão do Oeste, também disse estar sofrendo prejuízos em razão das quantidades de blitz.

Publicada em 23 de September de 2014 às 16:16:00

A candidata ao governo de Rondônia, Jaqueline Cassol (PR), iniciou a semana na região de Ji-Paraná e municípios vizinhos, onde visitou o comércio, empresas, indústrias e realizou reuniões com moradores e comício a noite. Em Ji-Paraná, assim por onde tem passado, Jaqueline recebe reclamação dos moradores sobre os excessos por parte do Detran.

A candidata lembrou que em Chupinguaia, o mecânico de motocicletas Oliveira Alves da Silva, relatou que o movimento caiu muito nos últimos anos, em razão das constantes blitz repressivas, que apreendem as motos dos trabalhadores.

- Estão fazendo blitz nas áreas rurais constantemente. Apreendem, muitas vezes, o único meio de transporte do produtor rural, que é uma moto velha para ir à cidade fazer compra ou levar algum produto para vender na feira. Isso prejudica nossa economia, meu movimento caiu muito.

Em Espigão do Oeste, o mototaxista José Maria da Silva relatou também do excesso de fiscalização nas blitz ocorridas na cidade.

- Sou mototaxista, tenho que trabalhar dentro da legalidade. O Detran sempre vem aqui fazer blitz, se nós mototaxistas passarmos na blitz cinco vezes, eles nos param todas elas e exigem os documentos e todo o protocolo executados instantes atrás. Isso eu considero excesso. Parece que somos bandidos e não trabalhadores.

O produtor rural Raimundo Damasceno, morador do distrito de Pacarana, localizado 90 quilômetros de Espigão do Oeste, também disse estar sofrendo prejuízos em razão das quantidades de blitz.

- Eles andam 90 quilômetros nessa estrada de chão para fazer as operações lá no distrito, só apreendem moto de produtor. A moto que vale mil reais acaba pegando três mil de multa. Resultado, a gente não consegue pagar.

Jaqueline lembrou que durante três anos foi diretora no Detran, quando percorreu os 52 municípios palestrando sobre educação no trânsito.

- Na minha época fazíamos conscientização, hoje fazem repressão. Não estou defendendo motorista sem habilitação ou irregularidades. Quero deixar claro que antes de reprimir devemos educar, conscientizar, humanizar.

A candidata também falou dos programas que desenvolveu enquanto esteve a frente do Órgão.

- Implantamos o projeto Ararinha Azul, de educação para crianças, o projeto Anjos no Trânsito, para jovens e adolescentes e tudo isso fazíamos para ter um trânsito melhor. Acabaram com tudo e hoje estamos entre os estados com maior número de mortes no trânsito e a capital a mais violenta do país neste aspecto.

Redução do ICMS

Segundo Jaqueline Cassol, sendo eleita, assim que assumir, vai mandar para a Assembleia Legislativa um projeto de lei isentando 90% dos juros e multas de veículos e motocicletas que estão no pátio do Detran.

- É melhor receber pouco de muito do que muito de nada e ver milhares de veículos apodrecendo no pátio de Detran. Muitas vezes as multas, impostos e diárias superam o valor do veículo e da motocicleta e o trabalhador não consegue pagar. Mas eu, como governadora, farei isso pelo povo do meu Estado.

Jaqueline disse que esse projeto baseia-se no Programa de Recuperação Fiscal (Refis), onde o governo federal permite o pagamento de dívidas relativas ao ICMS com redução de até 90% nas multas.

- E não me venha falar em renúncia de receita porque o governo federal fez, nós também vamos fazer. Além disso, vamos investir novamente em educação de trânsito e humanização. Vamos dar a oportunidade para que motoristas e motociclistas trafeguem dentro da legalidade.

Assessoria