Em Linhas Gerais

Gessi Taborda

Publicada em 03 de June de 2015 às 16:06:00

Como anteviu a coluna, operação da PF já prendeu gente como Vitorino Cherque, ex-secretário adjunto de Confúcio

Gessi Taborda – [email protected]

PRECIPITADO

E não é que Pelé defendeu a permanência de Blatter, na Fifa! Realmente, como disse uma vez Romário, Pelé calado é um poeta. Se Pelé tivesse esperado um pouco mais, não teria necessidade de falar essa besteira. Afinal, Blatter renunciou quatro dias após sua reeleição.

HAVAN SEM CRISE

A crise está em todo lugar, principalmente nas manchetes dos jornais, nos acalorados debates de economistas e até nas ruas. Mas na rede de lojas Havan o que existe nesse momento é otimismo. A campanha “menos crise e mais otimismo” saiu da cabeça do vitorioso empresário Luciano Hang, o fundador e presidente da Havan.
Hang começou sua carreira de empresário de sucesso com um só empregado numa lojinha de tecidos com 40m2. Hoje comanda a maior rede de grandes lojas de departamentos do Brasil. Ao lançar a campanha “Menos crise e Mais otimismo”, saudou o funcionários da empresa garantindo que “ninguém será demitido pela crise”. A Havan, que tem uma grande loja em Porto Velho, comemora nesse mês seu 29º aniversário de fundação. No primeiro quadrimestre desse ano ela conseguiu aumentar em 45% seu faturamento.

ANOTE

União, estados e municípios gastaram R$ 220 bilhões na saúde em 2013, com sistemáticas reclamações dos governadores, obrigados a aplicar mais de 12% de seus orçamentos no setor. E mesmo assim ela continua a mesma porcaria de sempre. No caso de Rondônia, as deficiências fizeram surgir um novo tipo de sacanagem contra a população que necessita: os “coiotes” que atuam na Policlínica Osvaldo Cruz. Socorro, MP! Socorro, deputados!

CONFIRMADO

A coluna bem que registrou na semana passada que uma nova Operação de combate a corrupção endêmica de Rondônia iria acontecer nessa semana. Confirmando a nota de Em Linhas Gerais, a PF está desenvolvendo a Operação Cerburus, que já prendeu Vitorino Cherque, ex-secretário adjunto da Casa Civil da gestão de Confúcio e ex-prefeito de Mirante da Serra.
Outros agentes públicos com as mãos sujas pela corrupção estão na mira dos “homens de preto”. O combate à ladroagem de dinheiro público em Rondônia vai motivar outras ações policiais. Tem muitos nomes na mira dos MPs, do estado e da União.

SEM FAZER NADA

Dia desses li uma nota numa coluna desses especialistas em puxar-saco que uma “empresa de comunicação” reuniu um time de poderosos de A a Z, simplesmente para apresentar uma nova logomarca de um manjado sistema de comunicação (?) que, como é sabido, nutre-se das gordas verbas públicas para blindar governantes que ainda não aceitaram a ideia de que as chamadas “verbas de publicidade” tem de seguir o critério republicano de rateio e distribuição.

É DE PERDER A PACIÊNCIA
Embora seja do conhecimento público que o “tal empresário” tem contas a ajustar nas cercanias do Judiciário (herança de espertezas praticadas no desempenho de cargo político), ao ser paparicado por gente de poderes que deveriam estar acelerando os processos do “poderoso empresário” do setor midiático, acabei perdendo as esperanças de que a roubalheira com chancela de publicidade irá acabar.
Ainda torço para que a Justiça Rondoniense faça alguma coisa para moralizar os misteriosos e direcionados gastos de dinheiro público, com o disfarce da “publicidade oficial”. Ou será melhor chamar o FBI para fazer alguma coisa? Afinal, só depois da ação dessa polícia americana a alta cartolagem da CBF começou a dançar miudinho.

SURREAL
“CMTUR finaliza instalação de sinalização turística”. Este é o título de um dos factóides enviados ontem pela Comdecom da prefeitura municipal de Porto Velho. É coisa tão ínfima que um prefeito com simancol nem teria coragem de apresentar isso como notícia. E não pense o leitor que para colocar 12 placas em quatro distritos fez isso com recursos próprios. Para esse “enorme feito”, o dr. Mauro Nazif precisou contar com a parceria das empresas Jirau
e Bplan, que ninguém sabe e ninguém viu. Muito suspeita esse tipo de parceria.

DIFICULDADES

Mesmo sendo uma simples rotina na administração de uma cidade onde haja prefeitos verdadeiramente operosos, em se tratando de Porto Velho é necessário reconhecer a grande dificuldade do feito. Não deve ser fácil colocar 12 placas de sinalização turística numa cidade onde turismo não passa de conto da carochinha ou truque de madame.

MUDANÇA RADICAL

Liderando uma gestão medíocre, não se poderia esperar que Mauro Nazif fosse contar com um profissional de fato na comunicação social. Mas dessa vez o “pavãozinho” dos trombeteadores do prefeito exagerou na dose do caradurismo. Para dizer que a “Funcultural aposta em parceria com a Bancada Federal” (sic), o factóide tasca na abertura: “A mudança radical de estratégia adotada pela direção da Fundação Municipal de Cultura (Funcultural) começa a trazer resultados positivos para Porto Velho”. Afirmação exagerada ou pura bazófia. Com o time que cuida dessa (a)fundação, impossível acontecer mudança radical. Ora, entre os deputados federais de Rondônia não deve existir mais do que um que tenha alguma aptidão com a cultura.

FINO SABOR

A convivência promíscua entre os vendedores de “quentinhas” e o governo rondoniense é coisa antiga. Até hoje a roubalheira é motivo de ações no Judiciário. Esse negócio de fornecer “quentinhas” para órgãos públicos, sistema penitenciário, e hospitais e mais o escambau é um negócio mal cheiroso. Dessa vez a Justiça, por decisão da Juíza Inês Moreira da Costa bloqueou R$ 1.552.082,24 da (que não se perca pelo nome) Fino Sabor, para resguardar o pagamento de eventual dano ao patrimônio público, decorrente de superfaturamento licitatório, que está sendo apurado no Judiciário.

MEIO-AMBIENTE

Dia Mundial do Meio-Ambiente. Celebrada todos os anos em 5 de junho, a data simbólica tem como objetivo maior ampliar cada vez mais o debate em torno desta temática: “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com cuidado”. Na verdade, a cada ano – e a cada novo assunto –, temos a certeza do quão importante é a participação e a conscientização de cada cidadão na reconstrução de um mundo não apenas habitável, mas sustentável. E mais uma vez não há nenhuma programação conhecida elaborada pelas instituições públicas rondonienses para marcar a data. Uma pena, pois o estado (e principalmente o município de Porto Velho) figura no lamentável mata dos desmatamentos e da destruição dos recursos naturais que precisam ser preservados para garantir a vida humana no planeta.

DESONERAÇÃO

O governo quer tirar direitos adquiridos da indústria para economizar e fechar as contas. A Fiesp divulgará esta semana pesquisa mostrando forte impacto da medida sobre a debilitada produção industrial. Mais de 50% das empresas do setor vão demitir, decisão que a política anterior contribuiu para adiar. E a Fiero? Embora represente a indústria, ela não está nem ai para esse debate.