Em Linhas Gerais

Gessi Taborda 

Publicada em 29 de August de 2016 às 10:49:00

[email protected]

Nos primeiros programas do horário eleitoral gratuito, o que se ouviu foi apenas autoelogio e discurso oco

FILOSOFANDO

A amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguros com uma pessoa, sem ser preciso pesar o que se pensa, nem medir o que se diz”. George Eliot (1819/1880), romancista britânico.

DISCURSO E PRÁTICA

Não se pode deixar de repisar esses temas para ver se o eleitor melhora a qualidade de seu voto. Afinal, diante dos índices da primeira pesquisa do Ibope sobre o pleito eleitoral desse em Porto Velho, se ouviram logo dos políticos (principalmente dos escatológicos) discursos ocos de autoelogio, sem que nenhum deles abordasse, por exemplo, o índice da parcela do eleitorado que está arredio ao voto.

Discurso é discurso, prática é prática, eleitor!

RASTEIRA

Nesse momento de tensão e descrédito que domina o debate sobre política, posturas rasteiras como a do ex-prefeito que, de tão ruim, ganhou o apelido de “Prefeito Ali Babá” dizendo-se emocionado por uma liderança pífia na pesquisa (sem levar em conta a altíssimo índice de sua rejeição) é só mais uma de suas conhecidas posturas rasteiras.

NÃO VALE NADA

A leitura correta da pesquisa do Ibope, levando-se em consideração os índices de rejeição e de desaprovação do prefeito atual e de seu antecessor é a de que, na opinião do eleitorado, os dois políticos não valem nada. Essa fama é decorrente do descarado carreirismo desses dois soturnos personagens.

TIPO CÂNCER

Rondônia é um estado muito jovem e mesmo assim está dominado, cercado, por políticos interessados em se eternizar no Poder.

A profissionalização da política, ou melhor, a carreirização (porque profissionalização ainda implicaria fazer algo em alto nível, o que não costuma ser o caso, convenhamos) é um câncer nas relações institucionais rondonienses.

Provar isso é muito fácil: basta ver a quantidade de políticos presos recentemente, sofrendo investigações ou até foragidos.

NAS SOMBRAS

E não pensem que só precisamos ter cuidado com aqueles inscritos nessa disputa do poder municipal. Os verdadeiros caciques (e até alguns que estão foragidos) estão muito atuantes nesse processo, buscando impulsionar seus pupilos.

Para manter-se lá, para ter chance de vencer eleições, para continuar a acomodar a si e aos seus, ou seja, para manter empregos, boquinhas e mordomias vale quase (e esse quase é puro excesso de conservadorismo) tudo. Atrás de cada candidato de um grande partido está um desses personagens facinorosos, alguns investigados até pela Lava Jato, já de olho em 2018. Não preciso nominar ninguém, pois a maioria dos leitores da coluna está careca de saber de quem se trata.

SURDOS

Entre aqueles políticos rebaixados pela pesquisa do Ibope por seus índices de rejeição e desaprovação é possível fazer uma sólida comparação.

Por falta de vergonha na cara, agem como maridos traídos diante do posicionamento do eleitorado, do grito do cidadão-contribuinte-eleitor.

São candidatos porque não percebem que o povo já não suporta mais esse tipo de jogatina com cargos públicos. Ou percebem e não ligam o que é pior ainda. O sistema tem muitas distorções, e precisa ser melhorado para brecar o apetite de muitos políticos gulosos.  

BOA NOTÍCIA

O Rabobank, campeão mundial em crédito agrícola, prevê que até 2020 o Brasil vai se tornar uma “superpotência” da aqüicultura. Para o banco holandês, a chegada de seis gigantes internacionais do agronegócio deverá transformar o País no quarto maior produtor mundial de tilápias. No relatório deste mês, o Rabobank também cita o potencial do tambaqui, espécie amazônica resistente e de rápido crescimento. Especialistas apontam que a tilápia e o tambaqui devem se transformar no frango do século 21, em alusão à expansão na cadeia produtiva da ave, cuja produção se intensificou nos últimos 40 anos, transformando o País no maior exportador global.

MÁ NOTÍCIA

A crônica falta de planejamento no Brasil está afetando teu bolso aí na cidade. A Associação Brasileira de Proteína Animal, que representa criadores de frangos, suínos e bovinos, acaba de instalar um comitê de crise para buscar soluções contra a falta de milho no mercado interno. O Brasil exporta o grão que está faltando aqui. No ano, já vendemos 14 milhões de toneladas de milho a outros países. Para completar, a produção caiu 20,5% em 2016, segundo o IBGE, devido ao El Niño. Resultado: o preço do grão disparou. Desde janeiro, a saca de 50 kgs subiu 50%.

ESTIMA ALTA

Se o leitor, assim como o colunista, for apreciador dos sambas de Martinho da Vila, essa é outra boa notícia: depois de 10 anos, sai agora um novo álbum do compositor e cantor repleto de músicas inéditas. “De bem com a vida” foi o nome escolhido para esse disco. E a explicação para esse nome é dada pelo próprio Martinho:

“O Brasil está passando por um momento difícil em diversos aspectos, uma dureza nas opiniões, um desrespeito entre as diferenças que é brutal. Então, quis fazer um trabalho com mensagens positivas, com letras que exaltem a beleza da vida, para elevar a estima do povo", descreve o sambista.

ESCAPAM

Os segurados que recebem auxílio-doença do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e passaram por alguma perícia de revisão há dois anos estão fora do pente-fino que será feito nos benefícios por incapacidade. O governo estima que 285,7 mil segurados ficarão de fora da convocação que começará a ser feita no mês que vem para quem recebe auxílio-doença e aposentadoria por invalidez há mais de dois anos.

CONSUMADO

Se não terminar hoje, tudo estará consumado até amanhã (30) no Distrito Federal. O “fora Dilma” ganhará repercussão mundial. E nem isso apagará a péssima imagem da “Senadora Narizinho”, do fanfarrão Lindenberg Cara de Pau e dos outros petralhas que podem ser varridos em 2018. Ainda bem, pois o Brasil não aguentava mais essa novela tétrica.

CRISE

No meio político (por falta de verba) é tão grande a crise que tem candidato a prefeito gravando o programa para o rádio e TV no telefone celular.

DADOS DA PESQUISA CITADOS PELO COLUNISTA

A pesquisa encomendada pela Rede Amazônia, afiliada da TV Globo, foi a primeira realizada pelo Ibope na cidade depois da primeira semana de campanha. Ao todo, 602 eleitores foram entrevistados entre os dias 20 e 23 de agosto. O nível de confiança do levantamento é de 95%.  A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número RO-01266/2016 .