Em Linhas Gerais: A bajulação que ofusca vaia tomada por políticos na inauguração da ponte sobre o rio Madeira

Gessi Taborda

Publicada em 17 de September de 2014 às 14:01:00

A PONTE

Não faltaram bajuladores na inauguração da ponte sobre o rio Madeira, a ponto de praticamente ninguém noticiar, por exemplo, a vaia dada (entre outros) ao prefeito dessa sofrida capital rondoniense.

A coluna não pode deixar de registrar mais uma vez uma triste realidade: a ponte que custou centenas de milhões de reais e certamente fez a alegria de uns poucos é na verdade um símbolo da falta de planejamento público. Ela não passa de uma ponte que liga a capital rondoniense a coisa nenhuma, tendo em vista que a estrada para Manaus é um desses projetos colocado nas calendas.

Essa é o tipo de obra que serve para a gozação, para as charges cáusticas, como os tais “viadutos” de Porto Velho, que acabou na manada de elefantes brancos que a administração do PT deixou para a população portovelhense.

Se a ponte estivesse construída na ponta do Abunã, servindo ao tráfego dos veículos que demandam ao Acre (e vice-versa) seria realmente uma obra importante. Onde está não passará de um típico exemplo de desperdício do dinheiro público nesse Brasil.

ESTARRECEDORA


A situação desvendada no caso Petrobras é tão estarrecedora que deveria, imediatamente, provocar demissões, pedidos de afastamento, renúncias a cargos e candidaturas. Como nosso povo é meio desligado – sim, fui delicado – fica tudo como está na maior cara de pau do mundo e o governo ainda aparece como salvador da pátria. A mesma que ele afunda há doze anos. Fico, como cidadão, me questionando se Dilma, Aécio e Marina são de fato o que de melhor o processo político brasileiro pode apurar para colocar na disputa do cargo mais poderoso do País.

PAÍS TOSCO


O coitado do brasileiro que vai votar pela primeira vez na vida deve se perguntar: Meu Deus, essas são as opções para presidir o país? É parece não existir outra opção.

Viramos um país tosco. A presidente da República exige ser chamada de presidenta e fala "para mim fazer". É o reflexo maldito da maldita baixa educação que permeia o povo tupiniquim.

OFENSA


A ponte – enquanto não existir ligação com Manaus – é uma ofensa ao contribuinte brasileiro, talvez maior do que a ofensa que se faz ao cidadão-contribuinte-eleitor rondoniense do que os milhões enterrados para fazer do canteiro central da única avenida expressa do estado (no trecho entre o HB e o Aeroporto Internacional (???) Jorge Teixeira) área de lazer de Porto Velho.

Salvo melhor juízo, é mais um símbolo da partilha de recursos públicos com empreiteiros amigos, sempre prontos para “construir” esses projetos fajutos que não existem em nenhuma outra capital do Brasil.

ESSÊNCIA DO PETISMO

Essa é uma das mais antigas colunas no jornalismo rondoniense. Ela existe há tanto tempo para e por causa do leitor. Quando esse leitor pede, com critério, objetivo e discernimento, pelo e-mail acima, busco atendê-lo se, em sua manifestação existir um visível interesse público. E esse é o caso da leitora [email protected] que pergunta e ela mesma responde, dando sua síntese do petismo.

1- Vai transar? O governo dá camisinha. 2- Já transou? O governo dá a pílula do dia seguinte. 3- Teve filho? O governo dá o Bolsa Família. 4- Tá desempregado? O governo dá Bolsa Desemprego. 5- Não fez planejamento familiar e teve um filho de cada pai? O governo dá Bolsa Escola. 6- Vai prestar vestibular? O governo dá Bolsa Cota. 7- Bebeu a vida toda, não parou em emprego algum, não tem dinheiro para comprar remédios? O governo dá remédio de graça. 8- Não estudou e agora não tem dinheiro? O governo faz sorteio da casa própria. 9- Não tem terra? O governo dá o Bolsa Invasão e ainda te aposenta. 10- Virou bandido e foi preso? O governo dá o auxílio reclusão.

E presidiário com filhos tem direito a uma bolsa de 915 reais por mês, por filho, porque o coitadinho é criminoso, não podendo trabalhar para sustentá-los (Portaria 48 de 12.02.2009, do INSS).

PREMIANDO CRIMINOSO

Diz ainda a leitora: "O sujeito mata seu filho e além dele ser tratado como um coitado, vítima da sociedade, você ainda passa a sustentar toda a família dele. Este deve ser o único país do mundo onde um criminoso é premiado e a família da vítima punida. Experimenta estudar, andar na linha, pagar as contas e os impostos, para ver o que te acontece. Trabalhe duro, pois milhões de pessoas que vivem do fome-zero, do bolsa-família, sem trabalhar, dependem de você".

“CUMPANHEIRADA”


A leitora continua: o PT contrata para cargos relevantes, altos salários, pessoas que vão "trabalhar", por exemplo, dentro do Palácio do Planalto, ou nas prefeituras onde o partido é quem manda, para citar exemplos de governos petistas, com a missão de, usando mesa, luz, cadeira, cafezinho, computador, energia, água, tudo com dinheiro do brasileiro pagador de impostos, para fazer subversão e uma profusão de mentiras e calúnias, atacando adversários do partido sob o manto do anonimato. Descobertos, pois se trata de crime, os petistas governantes, políticos, responsáveis, que, certamente, de nada sabiam, ainda se vangloriam de mandar demitir os irresponsáveis. Que, certamente, então, caem nos programas de bolsas, etc e tal. Afinal, não existem vários nomes que passaram pela prefeitura de Porto Velho quando ela estava em mãos petistas e hoje respondem vários processos na Justiça, alguns até com condenações?

DESCONSTRUÇÃO

Palavras como respeito, ética, probidade, valores, honestidade, caráter e outras nessa linha foram totalmente desconstruídas nas gestões de Lula e Dilma e nos governos por onde o PT passa, trocadas numa perversa inversão de valores pela apologia prática da imoralidade, da indecência, da ausência de escrúpulos, pudores e dignidade no trato da coisa pública e no respeito entre semelhantes.

O PT tem feito uma política de disseminação de ódio entre classes, enfrentamento entre etnias, confronto de valores, corrupção ativa, passiva, mentiras, falácias, aleivosias. Tem destruído qualquer padrão de moralidade construtiva. A tática está sendo usada agora, contra quem no passado foi apontada por eles mesmos como exemplo de retidão. Só que agora essa mesma pessoa ameaça o poder petista.

VAI PASSAR

A leitora não esconde sua angústia com a política praticada no Brasil, mas, mesmo assim, mantém uma esperança de que isso vai ser modificado. “Depois que isso tudo passar – e vai passar, seja agora ou em 2018, ou antes, porque se Dilma lograr vitória já começará um governo sem moral – quem for eleito precisará atuar em duas frentes distintas: numa, reconstruir os fundamentos da economia, da justiça, do direito, enfim, recomeçar a pôr o Brasil no trilho do desenvolvimento unificado”.

E, continua, “em outra, reconstruir junto à imensa população ignorante e carente os valores da educação, do trabalho, como construção de riqueza e crescimento pessoal e familiar de cada um sem depender da demagogia do estado corrupto, do socialismo barato”. Como dizia Margareth Thatcher, "o socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros".

PÁGINAS TRISTES

Ao final de sua mensagem a leitora arremata: “os governos Lula e Dilma, o PT e seus aliado$ sem pudor, na linha da história, vão deixar escritas as páginas mais tristes da conquista da democracia brasileira, da qual se beneficiaram e que querem destruir; e mesmo tendo feito possíveis coisas boas, serão vistos como autores de uma frustrada tentativa de desconstrução do Brasil como país livre, soberano, democrático, de igualdades e liberdades.
O mal que o PT e seus aliado$ fizeram e fazem ao Brasil é imensurável. E as mentiras sobre a Petrobrás? Onde está tanto dinheiro desviado, superfaturado?”.