Em Linhas Gerais: A cidadania torce para que o bloqueio à licitação do transporte coletivo seja mantido e essa situação fique com o novo prefeito para ser resolvida definitivamente

Gessi Taborda 

Publicada em 02 de December de 2016 às 08:48:00

[email protected]

 

FILOSOFANDO

Leva-se dois anos para aprender a falar e sessenta para aprender a ficar quieto.” ERNEST HEMINGWAY (1899/1961), escritor norte-americano, autor de “O Velho e o Mar”.

 

SUPERFICIAL

Como é praxe, a imprensa rondoniense (salvo raríssimas exceções) trata as questões de fundo ético das gestões rondonienses (tanto em nível de estado como de municípios) com extrema superficialidade, como se não se desse conta da gravidade dos problemas de corrupção, desvios e maracutaias tornados praxes nesse ambiente de decadência em que vivemos.

 

NO APAGAR DAS LUZES 

Por isso ninguém aborda com detalhes a motivação do (ainda) prefeito de Porto Velho em (no apagar das luzes) procurar derrubar na Justiça o bloqueio imposto pelo TCE para a realização da licitação definitiva do transporte urbano da cidade. 

Certamente, a cidadania torce para que o bloqueio seja mantido e essa situação fique com o novo prefeito para ser resolvida definitivamente.

 

DIGITAIS

Uma investigação em curso sobre manipulação de recursos, cobranças de “pedágios” e até de “pixulecos”, com uma contabilidade criativa para “lavar” dinheiro arrancado no sistema dos “mafiosos”, descobriu as digitais do cada vez mais rico mano da “turma do quibe”. 

 

NEBULOSOS

De acordo com a fonte, quem passou a longa temporada de quatro anos tratando dos negócios obscuros, usando o esquema da publicidade (??) em ônibus coletivo não terá como escapar, brevemente, de um par de algemas. 

Os números estimados até agora são impressionantes. Os desvios promovidos usando empresas de fachada vai confirmar a roubalheira que beneficiou o “capo de tutti capi” da turma do quibe. Também serão revelados, de acordo com a fonte, os negócios nebulosos realizados com o viés da propaganda oficial.

 

CABO HERÓI

Com certeza o leitor não deve ter ouvido falar até agora do cabo da PM Eurico Costa Gonçalves. Mas ele é um “herói” da milícia militar rondoniense, embora nem seus companheiros de caserna saibam enumerar seus “feitos heroicos”. 

E esse “vulto” militar rondoniense só receberá a justa homenagem graças ao deputado José Hermínio (PDT), deslumbrado com o destemor do cabo Eurico “diante das adversidades” no desempenho de suas funções militares.

 

SEM DETALHES

Pena que o parlamentar não detalhou nada das “adversidades” ou sobre esse “destemor” especial do militar a quem decidiu laurear com a Medalha do Mérito Legislativo.

Algumas atitudes do cabo justificaram a tomada de decisão do valoroso parlamentar, a saber: “a disposição para o trabalho”, “o excepcional nível de profissionalismo”, destacadas pelo deputado.

 

QUE TAL UM PANTEÃO

Não se sabe ainda se Hermínio (agora um contumaz descobridor de heróis) proporá ao governo erigir um busto ou um monumento à honra desse “extraordinário” cabo militar. 

De uma coisa já se sabe: seguindo atitude idêntica de outros “camaradas” de parlamento, o ínclito Hermínio fará, possivelmente antes do recesso, entrega de láureas do legislativos a praticamente todos os integrantes dos bombeiros militares do estado. Quem sabe, aproveitando essa índole, o deputado não proponha a construção de um panteão dos heróis rondonienses na capital... E na ótica do parlamentar aqui tem mais “heróis” do gibis americanos.

 

SUMIÇO

Antigos correligionários de Edgar (Tonial) do Boi, presidente regional do PSDC e agora vice-prefeito de Porto Velho, seu sumiço do pedaço. Praticamente ele não aparece mais na sede do partido, localizado na mesma rua da Assembleia Legislativa. Edgar optou por ficar mais na moita até a posse. Mais até do que o prefeito eleito Hildon Chaves que tem aparecido em alguns eventos, como o recentemente promovido pela Arom, aqui na capital.

 

PRESSÕES

A justificativa para o sumiço do vice e do prefeito eleito de Porto Velho tem lógica: eles estariam driblando as costumeiras pressões por cargos nesse período da transição. Consta que o telefone de Hildon Chaves não para de tocar. São cerca de 800 chamadas diariamente. Desse número estupendo menos de 10% são atendidas.

 

NO GOGÓ

A tipificação do Caixa 2 como crime penal vai apertar o gogó de muita gente e, assim, poderá contribuir até para melhorar a arrecadação do governo em todos os níveis. 

Explicando: A criminalização do caixa 2 alcança comerciantes, dentistas, cabeleireiros, corretores, camelôs, enfim, todos os profissionais liberais e prestadores de serviços que fazem negócio sem declarar ao fisco, ou seja, sem nota fiscal. Essa ameaça de processo penal vai dificultar a economia enrustida na contumaz prática do “por fora”, que sonega impostos.

 

SERÁ?

Difícil acreditar, especialmente pelo fato de que a bancada rondoniense sempre foi servil ao governo. Mesmo uma fonte disse ontem à coluna que o coordenador da bancada rondoniense pretende informar que se as emendas do Estado não forem contempladas no orçamento federal, “ela vai se recusar a votar” a peça orçamentária de 2017.

 

FÉRIAS

Políticos colocados na alça de mira da Lava Jota esperam o final do ano com ansiedade. É que o juiz Sérgio Moro sairá de férias em Janeiro. 

 

EM PREPARO

O jornal Alto Madeira vai celebrar no próximo o seu centenário. Matérias consistentes para a edição comemorativa já estão sendo produzidas. Certamente será uma edição com as tradicionais características do vetusto diário conduzido pelo decano Euro Tourinho, como o tirocínio a probidade e a objetividade que fará da histórica edição um material adequado para pesquisadores da mídia rondoniense que não teme estimular o pensamento crítico da nossa sociedade.