Em Linhas Gerais: Candidatos buscam vices com características religiosas para aumentar o trânsito junto às igrejas

Gessi Taborda

Publicada em 10 de August de 2016 às 09:25:00

[email protected]

FILOSOFANDO

Os jovens têm aspirações que nunca acontecem e os velhos têm reminiscências do que nunca aconteceu”. Saki(1870/1916), contista da Birmânia.

É O PREÇO

Do interior recebo informe sobre o aumento da prática do abigeato que, como o leitor deve saber, é o nome que se dá ao furto de gado. Consequência, como explicou a fonte, do alto preço da carne. Nesse caso, os gatunos só “trabalham” à noite. A título de curiosidade: logo na primeira legislatura da Assembleia rondoniense houve um deputado acusado publicamente de ser praticante da modalidade do abigeato e nem por isso teve seu mandato interrompido. O gajo já morreu e a história ainda é lembrada lá pelas bandas de Colorado do Oeste, onde começou a formação do clã dos Donadons.

LEMBRE-SE

É só escapismo essa máxima de que cada cidade tem o prefeito que merece. Porto Velho não merece tantos prefeitos ruins como teve desde a emancipação de Rondônia. Agora se lembre: a cidade tem e teve os prefeitos que você escolheu nas urnas. Se não deu certo, você foi o culpado.

SEM RESPOSTA

Um desses leitores permanentemente na vigilância dos fatos pergunta: “Na abertura das Olimpíadas do Rio 2016 o que fazia Regina Casé ao lado de Jorge Ben Jor na hora em que ele cantava o clássico País Tropical?”. Quem tiver a resposta que se manifeste.

DESISTIU

Como se previu num dos comentários da coluna, Odacir Soares acabou não confirmando sua pré-candidatura. Odacir reconheceu as barreiras intransponíveis para seu projeto dar certo. Com alívio justificou sua desistência recitando a passagem bíblica: “Pai, passa de mim esse cálice!”. E em 2018? Teria perguntado alguém próximo do senador do passado: Ai, o cálice será outro, teria respondido o poderoso dono da rede Rondônia de rádio.

Fora da disputa, o senador do passado vai dar a apoio a Leo Moraes, o petebista que tem o médico Amado Rahal, como vice. Se Rahal sempre foi um dos pupilos de Ivo Cassol, o empresário e político Odacir, como se sabe, é suplente do ainda Senador Cassol.

NAS IGREJAS

Pelo menos dois candidatos ao cargo de prefeito de Porto Velho escalarão religiosos para compor suas chapas. Williames Pimentel (PMDB) tem ao seu lado o bispo Severino Ramos (DEM). Já o deputado Ribamar Araújo (PR) entra na disputa tendo na sua chapa o pastor James Melo. Tudo leva a crer que os dois titulares de chapas majoritárias estão buscando ampliar o transito junto às igrejas. Numa eleição em que o apoio de uma instituição forte como a religiosa pode ser um grande diferencial na colheita dos votos, a escolha de pastores pode ser uma cartada positiva. É claro que para candidato sem família constituída nos preceitos conservadores do cristianismo terá mais dificuldade em colocar elementos de valorização da família na doutrinação dos discursos eleitorais.

DE OLHO

Antes das mudanças em vigor para a disputa desse ano a campanha de prefeito tinha muito papel, muita produção de vídeo, áudio e até palanque. Agora, com todas as restrições, não há espaço para campanha opulenta, com vários e enormes trios elétricos e nem muito papel. Quem colocar na rua coisas que são o estereótipo da riqueza vai atrair o olho do Ministério Público, que promete ser rígido.

EVENTO

A data de hoje tem motivos especiais para ser comemorada pela coluna. Um deles, talvez o mais importante, é a homenagem ao nosso decano, Euro Tourinho, o diretor geral do jornal Alto Madeira, próximo de cumprir o seu centenário de existência, assim como o próprio jornalista Euro Tourinho, ainda o grande maestro da orquestra responsável por as edições diárias do AM em todos os municípios rondonienses. O ápice dessa homenagem vai acontecer hoje a noite com o lançamento do livro “Euro Tourinho, a Samauma da Imprensa Amazônica”, da lavra do poeta e doutor em Economia, Silvio Persivo. O local escolhido para o evento é o The Rising Sun Experience, na Avenida Imigrantes 5021, no Bairro Costa e Silva.

MAIS VELHO

Também nesse dia 10 mais um fato de destaque: o resultado da votação no senado favorável à pronúncia de Dilma Roussef que, com isso, fica apenas a um passo de ser definitivamente destituída da presidência da República.

E, por último, a efeméride de mais um ano de vida do colunista, completando agora os seus 65 anos de vida e intensa e em plena atividade no jornalismo, iniciado quando tinha apenas 16 anos, na cidade de Limeira, no estado de São Paulo.

VAI PESAR

Certamente o senador Acir Gurgacz está longe de pretender pendurar as chuteiras de sua participação política. Por isso, embora continue sendo apontado na grande mídia, como um senador disposto a votar na permanência de Dilma, a coluna não acredita nessa sua fidelidade canina. Se Gurgacz não votou a favor de Dilma na primeira rodada como agora, quando o destino da petista estará definitivamente selado, Acir correria o risco de dar um tiro no pé?

TENTARAM

A tropa de choque do PT, mais a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), bem que tentaram suspender o processo da pronúncia de Dilma, ontem, no Senado; mas Lewandowski negou todos os pedidos e questões de ordem. E ninguém gritou com o presidente do Supremo – nem os petistas mais escrachados – afinal sabem como é que é...

AMORIM DISPUTA

Um político histórico de Rondônia e uma referência no cenário das lideranças de Ariquemes, Ernandes Amorim deverá disputar uma vaga para vereador em sua cidade, onde já foi prefeito (por mais de uma vez) deputado estadual e até senador, além de ter feito da própria filha uma sucessora no Executivo da cidade.

A vida de Amorim foi recheada de vitórias políticas e também de tragédias, tendo perdido recentemente um irmão, vítima de assassinato. Nesse ano falou-se muito na suposta candidatura da filha do caudilho para retornar a prefeitura, mas ela desistiu do pleito. Difícil fazer um prognóstico sobre a capacidade de liderança do antigo caudilho nos tempos atuais. Pode ser que Amorim pretenda, com a suposta candidatura de vereador, apenas as condições para o jogo futuro, em 2018.