Em Linhas Gerais: Crise afeta setor hoteleiro da capital, deixando empresários à beira da falência

Gessi Taborda

Publicada em 13 de May de 2015 às 08:45:00

[email protected]


FILOSOFANDO

"Aconselhar economia ao pobre é grotesco e insultante. É como aconselhar que coma menos quem está morrendo de fome." (Oscar Wilde)

FUGA DE CLIENTES

O bem informado jornalista Alan Alex tocou num ponto que a coluna registrou por várias vezes. Segundo Alan a situação de crise está afetando vigorosamente o setor hoteleiro que com baixa ocupação dos apartamentos correm o risco de fecharem as portas. Quando a coluna alertou para esse problema, analisou o ângulo do excesso de ofertas de aposentos, e a inauguração de vários hotéis numa cidade onde o turismo só existe de fato na conversa furada de gestores públicos, do município e do estado.

O “boom” hoteleiro em Porto Velho foi consequência de uma expectativa que não se cumpriu com a chegada do complexo hidrelétrico do rio Madeira. Hotéis não sobrevivem numa cidade onde o turismo não existe de fato. Nossa capital está longe de ser um endereço turístico. Falta-nos a infraestrutura e uma política de governo voltada para o desenvolvimento do setor.

RESTAURANTES

Nesse mesmo segmento, há uma reclamação geral da fuga de frequentadores dos restaurantes, também pelos preços nas alturas. Alguns donos desses estabelecimentos justificam que tudo é resultado da inflação, incluindo os aumentos nas contas de energia e água.

Na verdade, os restaurantes de melhor categoria dessa capital sempre insistiram em praticar preços altíssimos. Nos restaurantes mais tradicionais os preços dos cardápios são assustadores, superando o que se paga em cidades de turismo de verdade, até em destinos internacionais.

FECHAMENTO

O poder público ao deixar de lado políticas sérias para o desenvolvimento do turismo como uma das grandes alternativas de geração de renda e emprego contribui para a crise sem precedentes desse segmento.
Quem poderia imaginar que um hotel como o Aquarius Selva Hotel pudesse anunciar o encerramento das atividades por falta de pagamento do alvará?

E entre os restaurantes mais top de linha também haverá fechamento se seus donos não forem comedidos deixando de lado a ganância na hora de cobrar a conta.

FATAL

O colunista não é vidente, mas é fácil constatar. Enquanto nossos os gestores públicos do estado preferir usar o dom de iludir, gastando imensas fortunas em coisas como o tal Espaço Alternativo (que não vai atrair turista de nenhum lugar) e não investir em infraestrutura urbana e de serviços, os empresários do segmento de turismo terão de enfrentar a ausência de clientes com muita criatividade ou fecharão as portas.
E olha que nem vou falar das outras questões que espantam clientes, como é o caso da violência urbana que cresce a olhos vistos.

TARADO EM SEMÁFORO

Estou cada vez mais convencido de que a Semtran não tem objetivo de ordenar o trânsito de Porto Velho, limitando-se a multar adoidado, para manter essa indústria que certamente rende milhões para a prefeitura. Por falar nisso seria bom que o contribuinte fosse informado do valor recolhido dos contribuintes com essas multas e qual a destinação do dinheiro.
Uma coisa fica cada vez mais clara: as autoridades do município parecem ser tarados por semáforo. Eles colocam o equipamento em qualquer lugar, sem maiores justificativas técnicas.

EM CADA ESQUINA

O prefeito deveria, ele mesmo, ir para as ruas ver o que está acontecendo. Absurdos como o excesso de semáforos em ruas como a Guaporé, com um sinal luminoso em cada esquina. E tudo indica ser esse o método preparado para a Abunã, onde semáforo totalmente dispensável foi colocado na esquina da Rafael Vaz e Silva, para impedir o fluxo lógico de veículos.
É uma pena que a incompetência da gerência de trânsito da cidade não entendeu ainda que o objetivo do trânsito é permitir seu fluxo sem estrangulamentos desnecessários. Até parece que o prefeito não sabe que motorista são, em sua maioria, eleitores.

PASSEIOS DE TREM

Lembro-me que das várias opções de lazer oferecidas para os moradores de Porto Velho no tempo em que o governo era o Teixeirão, a viagem de trem entre a praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e a cachoeira de Santo Antonio era imperdível e grande motivo de alegrias para nosso filhos.
A Justiça Federal obriga os gestores públicos a retirar a histórica escavadeira usada na construção da EFMM, do local onde está soterrada, levando-a para um local onde seja preservada.
O a decisão não deixa de ser importante, mas a “salvação da escavadeira” pode não dar em nada para o aspecto do turismo.

ÚLTIMAS VIAGENS

A ultima fase dos passeios imperdíveis na EFMM aconteceu quando Amizael Gomes da Silva, então vice-prefeito de Porto Velho, conseguiu restaurar o trajeto até a cachoeira de Teotônio, garantindo o passeio imperdível para centenas de pessoas encantadas com o aspecto lúdico da Maria Fumaça. Após a ação do professor “Miza”, tudo degringolou de vez e o resultado é isso que vemos hoje.

REMINISCÊNCIAS

No Brasil, existem nove imperdíveis passeios de trem. As máquinas são antigas e restauradas para o turismo. Campinas - Jaguariúna onde as estações são bem conservadas e já até serviram de cenário para novelas de época. O trajeto passa por fazendas de café e termina na cidade de Jaguariúna. Nas Montanhas Capixabas - Viana até Araguaia no Espírito Santo. Belo Horizonte até Vitória e o trem do Pantanal no Mato Grosso do Sul até Miranda. Curitiba pela Serra do Mar até Morretes e Tiradentes em Minas Gerais até São João Del Rey. Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul até Carlos Barbosa e Mariana em Minas Gerais até Ouro Preto. E São Lourenço em Minas Gerais até Soledade de Minas.

INCOMPETÊNCIA

Eu tive motivos de sobra para admirar a coragem de homens como o professor Amizael (que foi presidente da Assembleia) e do próprio Cel. Jorge Teixeira. Eles mantiveram boa parte do acervo da EFMM no museu da estrada e fizeram dos passeios possíveis na legendária “Estrada Madeira Mamoré”, motivo de orgulho dos moradores dessa cidade.
Copiar o que está sendo feito em outras cidades do Brasil há décadas e atrai turistas do mundo todo não é feio e pode dar outros resultados para nossa região. Mas como acreditar que os medíocres governantes que temos hoje, que acabaram com o carnaval de rua de Porto Velho, com as manifestações folclóricas (Flor do Maracujá) mais importantes seriam capazes de restaurar a EFMM?

ANIVERSÁRIO DO ALDRIN
Hoje o meu abraço especial vai para o meu filho Aldrin Willy Mesquita Taborda, que aniversaria. Esse é um filho voltado para intelectualidade. É servidor do TCE e autor de importantes estudos científicos na área da informática, onde tem formação superior. Também é jornalista e está agora concluindo sua graduação em Direito. Que ele continue sua caminhada vitoriosa de um cidadão comprometido com preceitos éticos fundamentais em nossa família.