Em Linhas Gerais: Maurão vai conseguindo arrumar terreno para reeleição à presidência da Assembleia

Gessi Taborda

Publicada em 28 de May de 2015 às 12:13:00

[email protected]

FILOSOFANDO

"Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor… Lembre-se. Se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo". Albert Einstein (1879/1955) - Físico teórico alemão.

É PARTICULAR

A exposição Rondônia Rural Show é um evento da iniciativa privada e, como tal, deveria ser custeada totalmente pelos promotores do evento. Não é o que está acontecendo. O governo e outras instituições públicas estão gastando uma dinheirama medonha na parceria com esse negócio. Na área de mídia, pelo que consta, o governo rondoniense está gastando uma pequena fortuna, inclusive com publicidade em outros estados da federação. Tomara que o TCE e o MP façam uma investigação digna de Sherlock Holmes para ver se não estão usando isso como pretexto para lavar e desviar dinheiro público.

AVANÇANDO

O deputado Maurão de Carvalho está conseguindo aplainar o terreno para conseguir a sonhada reeleição para a presidência da Assembleia, com bastante antecipação do fim desse primeiro mandato de chefe da mesa diretora, que terminará só em fevereiro de 2017. As tratativas, como não poderiam deixar de ser, acontecem sigilosamente nos bastidores.
Se reeleger-se para um segundo mandato, Maurão terá melhores condições de disputar o governo do estado, completando seu projeto político pessoal. Até o momento é fácil constatar que os mais prováveis adversários do atual presidente da Assembleia em 2018 já foram contaminados pela impopularidade.

FERROVIA DE RAUPP
Valdir Raupp sabe que em 2018 terá de lutar para renovar o mandato de senador para manter-se sob os holofotes da ribalta de Brasília. Daí ter badalado com grande intensidade a tal ferrovia ligando o Atlântico brasileiro ao Pacífico peruano, passando por Porto Velho. Ora, o acordo que os chineses assinaram sobre o assunto é apenas uma intenção, um compromisso de estudar a viabilidade dessa ferrovia de longa distância.
A estrada pode ser mais um ingrediente a ser usado na próxima campanha do barbudo senador. Chamada de Ferrovia Transoceânica, dificilmente será aberta, pois corre o risco de ser o videotape de outra tragédia do ufanismo nacional.

BIZARRICES

Aqui na região foi iniciada em 1972, em plena ditadura, a Transamazônica. Que desde o inicio até hoje, 43 anos decorridos, "liga o nada a coisa alguma". E não vale argumentar que aqui em Rondônia as coisas mais esdrúxulas acontecem: como a ponte sobre o Rio Madeira que praticamente liga o nada a coisa alguma, mesmo facilitando a ida até Humaitá, no Amazonas. Teria sido mais inteligente se essa ponte tivesse sido construída na BR 364, facilitando a ligação com o Acre.

PRO BELÉLEU

Uma das principais justificativas do relator em favor da proposta do “distritão” na (vá lá!) reforma política era de que o eleitor não compreende o sistema proporcional e, por isso, ele gera tantas distorções. Com 210 votos favoráveis e 267 contra, a Câmara rejeitou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acabava com o sistema proporcional de votação para que seja instituído o chamado “distritão”.

Apenas quatro países, de uma lista com 200 nações, adotam o novo modelo para a eleição de deputados e vereadores defendido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).


GOLPE

Eduardo Cunha dava como certa aprovação da mudança. Ele deu um golpe destituindo a comissão especial da Reforma Política. Colocou Rodrigo Maia (DEM-RJ) como relator no plenário. Foi uma derrota contundente que Cunha teve que engolir.

COMEMORAÇÃO

Com evento programado para as 9 horas dessa quinta feira (28), dirigentes e integrantes da equipe do Samu estarão comemorando os 10 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na capital rondoniense. A comemoração acontece no prédio da entidade, à rua Antonio Lourenço Silva com a avenida Pinheiro Machado, no bairro Embratel.

NO PAÍS DA CORRUPÇÃO

O Ministério Público Federal (MPF) fez um levantamento e apontou que, entre os anos de 2013 e 2015, o órgão ajuizou 5.445 ações de improbidade administrativa contra agentes públicos, como gestores, ex-gestores e servidores, além de particulares que de alguma forma se beneficiaram por meio de irregularidades e causaram prejuízos aos cofres públicos.

O MPF em Rondônia está participando de uma campanha internacional intitulada “#Corrupção, NÃO”, que visa ampliar o debate sobre o combate à corrupção além de conscientizar as pessoas sobre o papel do MPF no enfrentamento a este tipo de crime. Saiba como participar acessando o site corrupçaonao.mpf.mp.br/ onde estão todas as instruções.


LERDEZA

Quem fica apenas na leitura da mídia amestrada, que só noticia as matérias de interesse do prefeito, acaba muitas vezes imaginando que finalmente a gestão (??) de Mauro Nazif (Deus que nos livre!) entrou num frenesi de realizações.
A fábrica de factóides do prefeito transforma em espetáculo até a inauguração de uma pracinha no bairro Três Marias. E mesmo sendo apenas uma pracinha, ela só se tornou realidade por que a prefeitura teve a parceria do estado. E mesmo assim, com esse “apoio” foi coisa demorada.

NA TIRADENTES

Esse prefeito de Porto Velho é um sério candidato ao “Amogadon de Bronze”, não só por seus factóides de tampar o sol com a peneira, mas também pela falta de simancol. Vejam bem esse fato: na avenida Tiradentes, quase em frente à revenda da Chevrolet os motoristas convivem a 19 dias com parte da via isolada para o tráfego por que a prefeitura decidiu mexer num bueiro no canteiro central daquela via (uma vala de aproximadamente 20 metros de comprimento) e deixou a “obra” parada até hoje.
Hoje, de acordo com um desses factóides, o prefeito assina a ordem de serviço de drenagem no bairro da Lagoinha. É apenas um pedaço de rua, mas deverá ser “obra” para uma longa temporada. Coitada de Porto Velho.

POLITICAGEM
Acontece que o governo (??) municipal é composto com um time muito fraco. A grande maioria foi escolhida pelos interesses da politicalha e dirigem secretarias especializadas sem ser do ramo. Gente que nunca trabalhou com obras urbanas; com trânsito, com educação, etc, etc. São pessoas mantidas apenas para pavimentar interesses eleitorais e até (pasmem!) de negócios nada republicanos. E ai, a cidade se agoniza com ruas esburacadas, tomadas pelo matagal, por terrenos baldios e vai por ai afora.

GREVE GERAL

Anunciada para amanhã, através das redes sociais, uma greve geral Contra a terceirização, as medidas provisórias 664 e 665. Contra o ajuste fiscal e a venda de ativos da Petrobras. Em defesa do direito à moradia e à terra. O brasileiro precisa acordar e se incorporar às atividades, alerta organizadores dessa paralisação: é hora de defender direitos que estão fortemente ameaçados. Em Porto Velho onde predominam sindicatos pelegos, não há mobilização visível para essa greve geral anunciada.