Em Linhas Gerais: Nem o governo nem a prefeitura fizeram nada nos últimos anos para enfrentar o estrangulamento econômico rondoniense

Gessi Taborda

Publicada em 27 de April de 2016 às 11:22:00

Gessi Taborda – [email protected]

FILOSOFANDO

“Primeiro, informe-se dos fatos; depois pode distorcê-los quanto quiser”. Mark Twain (1835/1910), escritor, palestrante e humorista americano. Foi tipógrafo e condutor de barco a vapor pelo rio Mississipi.

A REFORMA MAIS URGENTE

Ano eleitoral e uma pergunta clama por resposta: Essa é a dura realidade da nossa política. O que seria mais urgente? Reformar o político ou o eleitor? O eleitor analfabeto funcional é tão danoso ao sistema a ponto de votar contra si mesmo por embarcar facilmente na onda de enganadores.

Precisamos ser prudentes e pensar no quê for melhor para o nossa cidade. Os incapazes, incompetentes, locupletadores, com desvios de caráter, por favor, saiam de cena (independentemente do partido em que estão). “Chega de guerra por causa de palavras”.

BOM SENSO

Para o bem dele mesmo e do país, deveria ser impedido de votar. Seria antidemocrático negar ao cego uma carteira nacional de habilitação? Não! Seria apenas uma questão de bom senso. Já o candidato a político deveria ser submetido a testes rigorosos como os que são aplicados para admissão na carreira de servidor público.

Do jeito que está o sistema não é sério e a democracia fica em situação de risco. O resultado disso não poderia ser diferente deste o cenário da cidade nos revela todos os dias.

FORAGIDOS

Informes nos bastidores da política davam como certa a prisão da ex-deputada Ellen Ruth. A coluna não conseguiu confirmar essa versão. Segundo se especula, Ellen continua tão foragida como o ex-deputado Carlão de Oliveira. No caso da ex-presidente da Câmara e ex-deputada o Rio de Janeiro seria o lugar onde continua escondida. Não é difícil descobrir seu paradeiro. Afinal, ela é funcionária da Assembleia e deve utilizar a rede bancária para receber os proventos. Então, é uma questão de interesse da investigação policial rastrear o cartão da moça...

PREMENTE

Nesta semana, pela primeira vez na história recente de Rondônia, o desemprego provocou tumulto na sede do Sine, como centenas de pessoas sequiosas em conseguir uma vaga de trabalho, enganadas por uma falsa oferta de trabalho veiculada nas redes sociais.

Isso comprova, mais uma vez, aquilo que a coluna vem revelando ao longo do tempo, derrubando o discurso ufanista dos governantes e seus áulicos dando conta de que em Rondônia tem funcionada uma blindagem contra a crise.

CHEGA DE EMBROMAÇÃO

Tanto o governo do Estado como o governo municipal de Porto Velho não fizeram nada nos últimos anos para enfrentar o estrangulamento econômico rondoniense causado pela falta de obras e programas estruturais. Temos prementes necessidades e mudar esse jogo, começando pelos municípios, pela eleição de outubro.

No momento que estamos atravessando existe sim, um povo que precisa de pessoas competentes, capazes, bem intencionados e dispostos a trabalhar.

DO QUE ELES GOSTAM

Li na imprensa que para uma viagem de um dia e meio ao hemisfério norte a ainda presidente Dilma levou uma comitiva de 51 serviçais. Como petista gosta de mordomia. Ainda mais se for bancada com dinheiro do pagador de impostos brasileiro. O leitor conhece exemplos locais dessa paixão petista? Então nos conte, mandando os informes para o nosso e-mail publicado acima.

É GOLPE

Falar em eleições gerais é golpe. Isso não está previsto na Constituição. O impeachment está. Petismo, lulismo, dilmismo, qualquer coisa que se refira ao grupo que se apoderou do estado achando que a eleição lhe daria direitos pessoais sobre o patrimônio do povo brasileiro, isso sim é golpe.

O time dilmista vai perder no Senado. Dilma vai ser afastada. Lula vai querer eleições, como Marina, ambos dando golpe na Constituição.

TEMENDO A PTFOBIA

Corria um enorme bochicho no meio político ontem, dando conta da desistência de Roberto Sobrinho em disputar nesse ano a prefeitura de Porto Velho. Se isso ocorrer, a alternativa, de acordo com as conversas de cocheira, era lançar o vereador Sid Orleans, com menor desgaste perante o eleitorado.

ELE JÁ QUIS

Sid Orleans já demonstrou desejo de disputar a sucessão nesse ano. Todavia, ele pode não ter mais interesse em “enfrentar a PTfobia” que toma conta da cidade, diziam as candinhas de plantão. Sid sabe que o ódio que se vê nas ruas contra o PT será capaz de fazer um inferno na vida de quem sair à caça de votos pelo partido de Dilma e Lula nesse ano.

FORA DA DISPUTA

Como ainda não há certeza de que o nome de Sobrinho (saído direto da prefeitura para o xilindró, impedido de transmitir o cargo a Nazif) será confirmado, o candidato do PT é, por enquanto, uma incógnita. Imagino que o PT não vá querer ficar fora da disputa majoritária, mas é certo que terá dificuldade de lançar mão de um nome que tenha densidade eleitoral e coro grosso para absorver com muito jogo de cintura as pancadas que virão por aí.

PERGUNTAS

E quem ainda acredita que movimentos em prol de Dilma tenham força espontânea? Quem financia o MST com invasões de terra? Quem paga as centenas de onibus, uniformes, alimentação, bandeiras, logomarcas e tudo mais nas manifestações em dias de semana normais quando a maioria honesta está trabalhando? Quem banca artistas com dinheiro publico como o tal grupo medíocre Porta dos Fundos que mamou mais de 7 milhões do governo? Quem banca os blogs sujos do PT tipo o Brasil247, Diario do Centro do Mundo todos, acintosamente, exibindo banners do "bolsa família" e outros programas picaretas fazendo propaganda do governo? Portanto, só gente do miolo mole ou de má fé pode querer emplacar essa ideia de que existem santinhos do lado petralha...

GOVERNO FORTE

O que resolveria o problema do Brasil é um governo forte como aquele que fez ressurgir Singapura do lixo que era para a potência que é hoje. O resto é conversa fiada, é essa democracia de araque e inútil que estamos vivendo.

VOCÊ JÁ PENSOU...

Que a esquerda e a direita são muito parecidas em algumas coisas: ambas dizem defender o direito de expressão e de opinião, desde que se submeta ao seu crivo. Extremistas e radicais são sempre os outros, enquanto equilibrados são somente os que têm determinada opinião. Extremistas, assim como fanáticos, são movidos pelo fígado e não pelo cérebro, cujas bocas se parecem mais com órgãos excretores.