25/11/2016 - 08h47min - Atualizado em 25/11/2016 - 08h47min

Em Linhas Gerais: Para recuperar a economia de Porto Velho, Hildon precisará atrair novos investimentos privados e estancar a deterioração das empresas existentes

​Gessi Taborda 

getaco@gmail.com

 

FILOSOFANDO

A bebida consola, o homem bebe, logo o homem precisa ser consolado.” PAULO MENDES CAMPOS (1922/1991), escritor nascido em Minas Gerais.

 

PRESENÇA

É para sentir já o gostinho com o cargo. Essa foi a explicação de Jorge (aposentado da Petrobrás), um frequentador da Câmara Municipal, sobre a presença de vereadores eleitos na casa. A pouco mais de um mês para o começo do mandato; vereadores eleitos na capital frequentam as sessões para irem se ambientando ao clima do Legislativo.

 

MUDANÇA

O Partido Trabalhista Nacional (PTN) mudará de nome no mês que vem e passará a se chamar “Podemos”. O nome é uma referência ao slogan de campanha de Barack Obama, “yes, we can”.

 

RIQUÍSSIMO

Um riquíssimo empresário rondoniense, com várias empresas no setor de autopeças espalhadas por Rondônia e região, inspirado nas eleições de Hildon Chaves em Porto Velho, do bilionário Donald Trump nos Estados Unidos e de João Dória em SP, não descarta disputar o governo rondoniense em 2018. Como não é filiado a partido nenhum, começa a ouvir consultores sobre a legenda a ser escolhida.

 

PATINANDO

Movimentos populares que surgiram nos últimos anos com a bandeira da luta pela corrupção tentam encontrar o rumo. Diante da malandragem política, como o atualíssimo caso em que vereadores fazem todas as manobras possíveis para aumentar os próprios salários, os movimentos que foram para as ruas fechando o Espaço Alternativo, estão patinando e não sabem o que fazer. Aliás, não se vê mais passeatas ou discursos inflamados contra a corrupção, embora ela esteja longe de acabar e continue rondando as instituições políticas.

 

MENOS

Relatório da auditoria do Tribunal de Contas do Estado sobre o transporte coletivo da capital vai comprovar uma realidade sentida diariamente pelos usuários do péssimo serviço feito pelo “Sim”. O número de ônibus disponíveis está muito aquém daquele previsto no tal “contrato emergencial” usado por Nazif para substituir o antigo “monopólio”.

Pelo que se fala, Mauro Nazif vai, no mínimo, responder pecuniariamente pelo descaso. Serão multas pesadíssimas para punir o prefeito que sai pelas lambanças cometidas nesse importante segmento.

 

UMA VERGONHA

A cidade de Vilhena sempre se vangloriou de ter uma população “mais empreendedora” e mais “politizada” entre as outras cidades rondonienses, pelo fato de ter sido povoada principalmente por migrantes do sul brasileiro. Mas na realidade os resultados de suas escolhas eleitorais nos últimos anos desmentem essa visão. Vilhena se comporta como uma vergonha para os demais rondonienses.

 

NA CADEIA 

É, certamente, a única cidade do estado que comemorou nessa semana o aniversário de fundação com a maioria de suas “autoridades” presas por corrupção. 

E essa imagem não melhora nada em relação à nova gestão que toma posse em janeiro. Afinal, a prefeita eleita faz parte do clã que se tornou sinônimo de corrupção no estado, os Donadons. E ela ainda está na alça de mira da Justiça, não havendo nenhum garantia de que vá manter-se tranquilamente no comando da prefeitura.

 

NECESSÁRIO

Para obter sucesso no objetivo de recuperar a economia de Porto Velho, destroçada por 12 anos de gestores completamente incompetentes, o prefeito Hildon Chaves precisará na sua equipe de alguém capaz de atrair novos investimentos privados e criar algum estímulo, algum mecanismo para estancar a deterioração das atividades nas empresas existentes. 

O nome escolhido para essa difícil missão precisará executar um programa entre área econômica e área jurídica do governo municipal, agilizando procedimentos e reduzindo drasticamente a burocracia. O investimento do setor privado é o motor fundamental para melhorar e animar a economia. Afinal, como o próprio Hildon sabe, não é com despesa do governo (em qualquer nível) que o crescimento virá.

 

XARADA

Mesmo sem a divulgação dos nomes, não é difícil saber quem são os senadores denunciados por Zé Rover (PP), prefeito de Vilhena denunciado por corrupção no último dia 10, que está preso em Porto Velho. A delação feita com o objetivo de reduzir sua previsível pena foi publicada no matutino que tem como dono o senador Acir Gurgacz. Assim é presumível que a denúncia de Rover deixou de lado o senador do PDT.

 

MAMBEMBE

A despeito de possuir entre seus parlamentares quadros de qualidade, ainda tem muita força na Assembleia Legislativa parlamentares reféns do estilo mambembe de fazer política, promovendo o desfile de ações mais voltadas para o simples fisiologismo do que para a representação popular e, consequentemente, a defesa dos reais interesses do povo.

E assim, mais uma demonstração de que a destrambelhada política continua no “menu” do parlamento acontecerá na próxima segunda feira. Dezenas e dezenas de láureas do legislativo serão entregues a integrantes (indiscriminadamente) da PM pelo simples fato deles terem cumprido com as obrigações inerentes às funções de seus cargos.

 

NO RIO 

Estas decisões corporativas não melhoram em nada a qualidade dos serviços prestados pelos agraciados. São apenas pretextos para garrotear eleitores com vistas ao próximo pleito. É a clara comprovação de atraso e subdesenvolvimento da representação política estadual que, espera-se, seja afastada na eleição de 2018.

Fato semelhante acontecia na Assembléia do Rio. Agora o parlamento carioca – para reduzir despesas – decidiu suspender essa entrega indiscriminada de títulos, medalhas e outra láureas que geravam despesa (como acontece aqui também) com coquetéis e tradicionais bocas-livres. É... o povo precisa mesmo, com o seu voto, afastar da via pública os políticos nefastos e que ocupam lugar no legislativo sem atender as verdadeiras demandas da sociedade.

 

PAPAGAIO

E lá estava mais uma vez desempenhando o seu papel de papagaio de pirata o deputado Lindomar Garçom. Dessa vez aproveitou a cobertura da quarta feira realizada pela TV sobre a discussão e votação da proposta do relator Ônyx Lorenzoni (DEM-RS) no projeto de medidas contra a corrupção (PL4850/16) para repetir a mesma tática usada quando se votou o impeachment de Dilma Roussef.

 

ALIVIOU

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu, no início da tarde de quinta-feira (24), revogar a prisão do ex-governador Anthony Garotinho, que cumpria pena domiciliar. A Corte determinou que Garotinho pague uma fiança de R$ 88 mil para ser solto.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de TELMA RODRIGUES

Postado por TELMA RODRIGUES em 26/11/2016 às 06:56

Por falar em Papagaio de Pirata, ontem à TV mostrou uma reunião de tucanos (ávidos para retomar o poder no grito) em Brasília. E quem se espremeu atrás do FHC foi o papagaio/tucano neófito Hildon ... Espichou o pescoço emplumado para caber na foto. Te cuida, Garçon.

189.74.39.23

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/01/2017 ás 11:46:00

Comunicado: funcionamento da OAB/RO no feriado de 24 de janeiro

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) comunica aos advogados e comunidade...

POLíTICA | matéria escrita em 23/01/2017 ás 11:42:00

Cleiton Roque acompanha presidente em associação de servidores públicos

Cleiton e Fábio foram até associação dos servidores públicos municipais de Pimenta Bueno.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 11:39:00

Pagamentos de gratificação e verba de representação são alvo de notificações recomendatórias do MPC-RO

Ainda segundo o órgão ministerial, o pagamento tanto da gratificação quanto da verba de representação configura despesa irregular e patentemente lesiva ao erário.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 11:36:00

Rescisão indireta – veja 11 situações que o empregado pode demitir o patrão

A rescisão indireta é a falta de cumprimento das obrigações do empregador ou da empresa.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:46:00

Escola de Governo de Rondônia oferece cursos presenciais em diversas áreas até dezembro

São diversos cursos de capacitação com duração de 20h, e o propósito da instituição é também levar capacitação ao interior de Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:44:00

Governadores da Amazônia Legal assinam pacto federativo pela segurança pública

O governador Confúcio Moura e os chefes executivos dos estados que fazem parte da Amazônia Legal formalizaram na noite de quarta-feira (18), no Palácio do Planalto, em Brasília.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:40:00

Associações Comerciais manifestam apoio à proposta de novo regime fiscal em Rondônia

A minuta do texto está na Casa Civil, que iniciou, com este encontro, diálogo com setores da sociedade sobre a proposta, que propõe alteração na Constituição estadual.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:36:00

Pioneira no Brasil, iniciativa do governo de Rondônia prevê contratação de profissionais para funções de gerência e direção por meio de seleção

A contratação de profissionais para desenvolver atividades de gerência, coordenação e direção em cargos oferecidos pelo governo de Rondônia será feita a partir de agora por meio de seleção.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:34:00

Enfermeiros são capacitados para o atendimento avançado de pacientes com trauma e politrauma

O governo de Rondônia investiu nos últimos quatro anos mais de R$ 3 milhões na capacitação e aperfeiçoamento de servidores do setor de saúde.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:28:00

Precisão dos retratos falados feitos pelo Instituto de Identificação Civil e Criminal ajuda a solucionar crimes em Rondônia

Sem câmeras de monitoramento e longe do olhar de testemunhas, muitos crimes acontecem assim, o que leva a vítima a não ter esperança de que o criminoso seja localizado e preso.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:22:00

Matrículas na rede municipal iniciam hoje e ano letivo começa 6 de fevereiro em Vilhena

O esforço da SEMED é garantir vagas aos alunos e assegurar retorno do ano letivo.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 09:31:00

Prefeitura prepara grande festa para comorar 102 anos de instalação do município de Porto Velho

​Programação começa às 9h e prossegue até a noite com brincadeiras e shows musicais.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 09:25:00

Detran implanta novo sistema online para emissão de documentos de veículos

Serviços estarão suspensos hoje e terça para testes.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 09:18:00

Agevisa orienta população para o controle de caramujos africanos em Rondônia

Nesta época do ano, com as chuvas intensas, é comum encontrar em quintais, hortas e jardins, algumas espécies de caramujos.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 08:51:00

Jejum intermitente: vale a pena apostar nessa tendência para perder peso?

Em evidência, método polêmico tem conquistado cada vez mais adeptos, especialmente dentre aqueles que desejam emagrecer.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2016 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com