Em Linhas Gerais: Políticos rondonienses continuam apostando na estupidez dos eleitores e vem ganhando esse jogo

Gessi Taborda

Publicada em 12 de September de 2016 às 08:36:00

[email protected]

FILOSOFANDO

“Falem de mim bem ou mal, mas não me esqueçam.” Alexander Fleming (1881/1955). Médico, biólogo, farmacologista e botânico britânico. Notabilizou-se como descobridor da proteína antimicrobiana lisozima e da penicilina. Em 1945 ganhou o Nobel de Medicina.

APOSTANDO NA ESTUPIDEZ

Na última sexta-feira foi noticiado mais um lance da Justiça confirmando a condenação por improbidade administrativa da ex-prefeita Miriam Donadon Campos, de Colorado do Oeste, e da Associação Beneficente Marcos Donadon, numa decisão da 2ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça de Rondônia, com voto do desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

Refletir sobre esse fato leva-nos a crer que a massa eleitoral do cone sul, onde a família Donadon permanece como ícone dominante da política após tantas condenações de seus membros mais importantes pelo Judiciário estadual, permanece presa à estupidez e à alienação que garante vitórias aos membros desse clã, independente das revelações escabrosas de suas práticas de corrupção.

Mas o lamentável em tudo isso é que isso é uma prova de como os políticos rondonienses continuam apostando na estupidez dos eleitores e ganhando nesse jogo.

PROMESSAS DE SEMPRE

Após todos esses dias de campanha, com candidatos participando de entrevistas e debates, percebe-se que mesmo aqui na capital do estado pouca coisa mudou. Principalmente quando temos no cenário um ex-prefeito e o prefeito atual como candidatos repicando os mesmos discursos de antigamente.

Entra eleição, sai eleição, e tudo que se ouve dos candidatos, na maioria os mesmos, são as mesmas promessas e que, se estão sendo feitas de novo, é sinal de que não foram e nem serão cumpridas.

PARECE DEBOCHE

Geração de emprego e renda, melhor atendimento médico na saúde pública, mais segurança etc., são temas que já encheram o saco dos eleitores. Não por causa da sua importância (que é fundamental), mas pelo fato de serem repetidos numa espécie de ladainha que, às vezes, soa até como deboche.

Pode ter coisa mais cansativa do que ouvir a mesma lenga-lenga de quem já foi prefeito ou de quem está prefeito e nada fez para resolver essas mesmas questões?

TIPO CEMITÉRIO

E enquanto isso a cidade continua sendo um imenso cemitério de obras nunca acabadas, de manadas de elefantes brancos que vão completando décadas sem uma solução definitiva, inteligente e modernizadora. Como esse povo tem a cara de pau de pedir novamente o voto popular?

TAL E QUAL OS DONADONS

Simplesmente repetem o script utilizado pelos Donadons lá em Vilhena e outras cidades do Cone Sul, com a certeza de que nosso eleitorado também é bastante estúpido para acreditar.

Parece ser fácil passar para trás um eleitorado (como eles devem imaginar) retrógado o bastante para não perceber a cara de pau dos políticos que exerceram o poder e não cuidaram praticamente nada da capital “mais esculhambada do país”.

Eles fazem de contas que cumpriram as promessas do passado e por tanto podem fazer novas. São políticos convencidos de que a massa de eleitores portovelhenses segue alienada e condicionada a tais repetições de mentiras deslavadas.

ESPANTO

Depois de assistir os debates a sensação que fica não é nada animadora. O que espanta, de verdade, é ver que a maioria esmagadora dos candidatos a prefeito simplesmente não consegue desvencilhar-se dos vícios do coronelismo, ou da mentira disfarçada de “esquerda” que permeia seus discursos e promessas, salvo raras e honrosas exceções.

ENGANADORES

É mesmo muito difícil escolher em quem votar. A maneira como se comportaram nesses confrontos os candidatos que se julgam os mais importantes, apenas confirma aquela certeza da maioria do eleitorado de que no geral os políticos são enganadores e praticamente nada do que dizem tem a ver com a verdade do que pensam e muito menos da maneira como vão agir.

LUDIBRIADOS

Uma coisa causa espanto a quem se acostumou a observar como navegam aqueles que buscam o voto a qualquer custo: é como nem sempre o eleitor consegue perceber as artimanhas desses mercadores de ilusão. Em que pese toda a abertura de informações que deixam claro esse tipo de atitude, muitos eleitores não se mancam, não tomam consciência de que estão sendo ludibriados.

DEFINIÇÃO PERFEITA

Ai está uma boa definição da demagogia que estamos presenciando. É uma forma de atuação política na qual existe um claro interesse em manipular ou agradar a massa popular, incluindo promessas que muito provavelmente não serão realizadas, visando apenas a conquista do poder político.

Um discurso demagógico é, por exemplo, proferido em uma campanha eleitoral com recurso a poderosas técnicas de oratória que irão sensibilizar e aliciar o eleitorado para dar o seu voto. Demagogo é a denominação daqueles que praticam demagogia.

DISCURSO DEMAGÓGICO

Vejam o tom do discurso utilizado agora por aqueles que querem retornar ao comando da prefeitura e consagrar o continuísmo. A demagogia é uma prática daqueles que aparentam humildade ou honestidade com o intuito de obter favores pouco claros. Outra forma de demagogia é um indivíduo engrandecer a si próprio para atrair o reconhecimento ou admiração dos outros. Precisa dizer mais?