Em Rondônia, boato divide segundo turno em duas datas

Mensagens anunciavam que eleitores de Léo Moraes deveriam votar neste domingo e os de Dr. Hildon, no seguinte.

Publicada em 28 de October de 2016 às 10:28:00

POR SUELLEN AMORIM*

           Dr Hildon (PSDB) disputa o segundo turno em Porto Velho - Divulgação

Um boato deixou em alerta o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO). O Tribunal recebeu uma denúncia anônima que dizia que um assessor do candidato à prefeitura de Porto Velho Léo Moraes (PTB) teria espalhado mensagens via WhatsApp sobre uma suposta divisão do segundo turno em duas etapas. O eleitor que tivesse intenção de votar em Moraes deveria comparecer às urnas neste domingo. Já quem quisesse votar em Dr. Hildon (PSDB) deveria esperar até 6 de novembro. O aviso seria assinado, falsamente, em nome do TRE-RO.

O tribunal publicou um aviso em seu site oficial afirmando ser mentira a divisão do pleito em duas etapas. A nota diz que “não são verídicas as informações que circulam nas redes sociais de que para um certo candidato às eleições ocorreriam no próximo domingo e que para o outro postulante (a eleição) apenas seria no primeiro domingo de novembro”. A nota acrescenta que o TRE não envia mensagens ou e-mails para eleitores. O comunicado informa ainda que órgãos federais estariam investigando os boatos, e que a apuração poderá culminar na “prisão e responsabilização penal” dos responsáveis.

Por telefone, o TRE-RO disse que o “certo candidato” à que se refere a nota é Léo Moraes. O tribunal comunicou que acionou o Coordenadoria de Serviços e Segurança das Eleições que, por sua vez, acionou a Polícia Federal para investigar o caso.

Procurada, a assessoria de campanha do candidato do PTB afirmou que não havia sido notificada sobre a denúncia e que, por isso, não iria comentar o fato.

Já Dr. Hildon informou, em nota, que o departamento jurídico da campanha está cuidando de possíveis irregularidades do adversário.

De acordo com pesquisa Ibope divulgada no dia 17, Moraes está em segundo lugar das intenções de voto, com 35%. Dr. Hildon lidera a pesquisa, com 51%.

*Especial para O GLOBO; colaborou Daniel Gullino

Matéria: Jornal O GLOBO