Empresa Fácil agora é realidade

O Sebrae está preparando seus colaboradores para descomplicar o processo de abertura de empresas e realizar alterações de maneira rápida e fácil.

Publicada em 17 de março de 2017 às 11:47:00

O Sebrae está preparando seus colaboradores para descomplicar o processo de abertura de empresas e realizar alterações de maneira rápida e fácil. Com o sistema Empresa Fácil Rondônia, é possível integrar e disponibilizar na rede mundial de computadores, a internet, os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas. O sistema informatizado Empresa Fácil é uma ferramenta que possibilita a abertura de empresa ou a realização de alterações pela internet com rapidez e sem burocracia. Com a aprovação da consulta prévia do local e do nome empresarial pretendido, e com o preenchimento da ficha de informações cadastrais pelo sistema, a abertura ou a alteração são realizadas automaticamente, após inscrição ou alteração fiscal nos órgãos federal, estadual e de registro.

Conforme as informações da Jucer do Estado de Rondônia, o Empresa Fácil é a parte operacional integrada à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), que foi criada pela Lei nº 11.598/07 para permitir que o cidadão abra ou regularize o seu negócio de forma simplificada e sem burocracia. Na prática, significa que os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de sua empresa atuarão de forma integrada, permitindo a realização de todo o processo por meio de entrada única de dados na internet.

A REDESIM é administrada pelo Subcomitê Estadual, constituído por órgãos representativos dos municípios, do estado e da sociedade em geral. O Sebrae em Rondônia desenvolveu várias gestões em parceria para a consolidação desse sistema que reduz a informalidade, diminuindo custos para aumentar a competitividade e produtividade nas empresas. A burocracia foi eliminada com a adequação da legislação municipal às leis federais que regulamentam a atividade empresarial.

Os benefícios são enormes, como a redução do tempo de abertura de empresas e duplicidade de ações, entre outros. Ao desenvolver essa parceria com o Governo do Estado, o Sebrae trabalhou em harmonia para ampliar a criação de empregos formais, gerando satisfação e maior possibilidade de os empreendedores desenvolverem suas atividades com sucesso.

A analista do Sebrae em Rondônia, Maria Tereza de Oliveira Marangon, proporcionou a capacitação dos profissionais do Sebrae Porto Velho para utilização do sistema, na sede da Avenida Campos Sales, com o técnico e coordenador do sistema Éder Neves Falcão, da Junta Comercial de Rondônia. Informou ainda, que em parceria com a Jucer estará capacitando todos os técnicos de atendimentos do Sebrae/RO e outros demais parceiros na ferramenta.

Visite um dos pontos de atendimento do Sebrae ou entre em contato com a Central de Relacionamento ligando para  0800 570 0800 ou pelo WhatsApp 98130-5656. Você pode conferir a agenda de eventos do Sebrae ou adquirir informações sobre gestão no site do Sebrae. Inscreva-se no canal do Sebrae Rondônia no YouTube ou curta a página no Facebook.

 

Assessoria de Imprensa