Empresário Individual precisa saber sobre meio ambiente

Em comemoração à Semana do Microempreendedor Individual, realizada pelo Sebrae entre 2 e 7 de maio em todo o país, o Centro Sebrae de Sustentabilidade lança uma nova cartilha com foco em práticas sustentáveis.

Publicada em 03 de May de 2016 às 12:37:00

A mídia tem divulgado a Semana do Microempreendedor Individual que acontece simultaneamente nas Avenidas Jatuarana e José Amador dos Reis. No pátio da Rommanel no Eldorado e na Paróquia de São Tiago no Tancredo Neves acontecem capacitações, palestras, seminários e celebrações sobre a conquista que os profissionais autônomos adquiriram ao se tornarem empresários. Desde 2008, eles podem usufruir de benefícios como aposentadoria e serviços previdenciários. Os mesmos eventos acontecem no interior, promovidos pelas unidades regionais do Sebrae em Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Vilhena e no posto de atendimento de Guajará Mirim.

Em comemoração à Semana do Microempreendedor Individual, realizada pelo Sebrae entre 2 e 7 de maio em todo o país, o Centro Sebrae de Sustentabilidade lança uma nova cartilha com foco em práticas sustentáveis. Com o título “Primeiros passos para a sustentabilidade nos negócios”, o objetivo da publicação é ajudar os empreendedores a colocar a sustentabilidade no dia a dia da empresa.

A cartilha foi organizada com base em 16 áreas da empresa, incluindo planejamento estratégico, gestão financeira, economia de energia, água, legislações específicas da categoria e comunicação com o mercado. Cada área apresenta o conceito e um quadro com o indicativo “na prática”, que lista uma série de dicas. Ao final, o leitor ainda encontra planilhas que vão auxiliá-lo a planejar a empresa passo a passo, com ações que podem ser colocadas em prática em poucos meses ou nos próximos anos, de acordo com as possibilidades de cada empresário.

A cartilha “Primeiros passos para a sustentabilidade nos negócios” é gratuita e está disponível no site do Centro Sebrae de Sustentabilidade (www.sustentabilidade.sebrae.com.br). Além desse material, o empreendedor também encontra infográficos, vídeos e guias sobre temas e segmentos específicos, como salão de beleza, oficinas mecânicas, bares e restaurantes, entre outros.