Energia sustentável do Brasil contribui com prêmio de reconhecimento aos servidores da saúde municipal

Unidades Básicas de Saúde se destacaram pela melhor notificação de doenças e agravos realizada em 2015.

Publicada em 18 de August de 2016 às 10:05:00

A excelência no trabalho de notificação de casos de doença e agravos realizados em 2015 no município de Porto Velho garantiu a premiação da Unidade Básica de Saúde da Família, em Vista Alegre do Abunã, área rural do município e da Unidade Básica de Saúde do Areal da Floresta, na capital. O destaque para as duas unidades é resultado das capacitações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) em parceria com a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau. 

A primeira premiação ocorreu com os profissionais da Unidade Básica de Saúde da Família de Vista Alegre do Abunã, realizada pela SEMUSA, em parceria com a ESBR, que colaborou com cheque no valor de R$ 1.000, para a realização de um café da manhã especial que foi preparado para os servidores, com o objetivo de estimular a continuidade dos trabalhos.

A Diretora Substituta do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), Odilene Pereira da Silva, conta que os critérios da premiação foram feitos de acordo com as notificações e com base nas portarias 204 e 205 do Ministério da Saúde, que definem a lista de doenças e agravos de notificação compulsória.  “Com base nessas portarias fizemos o levantamento das informações pelo nosso Sistema de Informação e vimos durante o ano de 2015 qual unidade fez mais notificação. Esses registros agregam a eficácia nas medidas de prevenção de doenças”, informa. 

Por meio dessas notificações, o poder público pode planejar as intervenções de controle das doenças. De acordo com o consultor do Programa de Saúde Pública da UHE Jirau, Fábio Costa, o profissional da saúde só terá essa percepção após a capacitação. “Acreditamos que, por meio de uma equipe qualificada, será possível identificar os problemas de saúde e aplicar as políticas públicas de controle in loco. Trata-se de um trabalho altamente sustentável no âmbito da saúde”, destaca.

Segundo o Gerente de Meio Ambiente da ESBR, Veríssimo Neto, os resultados obtidos no âmbito da saúde pública em Porto Velho são reflexos do investimento aplicado pela Usina Jirau. Só em 2015, o empreendimento investiu mais de 500 mil reais em ações de formação e capacitação dos servidores da SEMUSA, além do apoio em campanhas de prevenção às doenças. “É muito gratificante para a ESBR ver de perto esse desenvolvimento, por meio das compensações do Programa de Saúde Pública. Assim, ratifica ainda mais o compromisso da Usina Jirau, não somente com o meio ambiente, mas também com a sociedade”, enfatiza.

A importância de se investir em formação e educação em saúde é uma forma sustentável de gerar conhecimento, qualificação e promover melhorias na saúde no âmbito local. Os servidores capacitados são capazes de identificar os problemas de saúde que ocorrem em sua comunidade, compreender a cadeia de transmissão e o comportamento das doenças, além de atuar com as intervenções adequadas para o controle dessas doenças. Os servidores ganham com a profissionalização e a comunidade ganha com saúde e qualidade de vida.