Engenheiros do Centro de Excelência de Energia do Acre visitam a Usina Hidrelétrica Jirau

Centro busca parceria nas áreas de Pesquisa & Desenvolvimento e de formação profissional para o setor elétrico.

Publicada em 29 de June de 2016 às 08:54:00

O Diretor-Presidente do Centro de Excelência de Energia do Acre (CEEAC), Djamil de Holanda Barbosa, trouxe os engenheiros eletricistas Ícaro Freitas do Amaral Ribeiro, Thiago Melo de Lima e Andrei Oliveira Mota para conhecerem a Usina Hidrelétrica Jirau no dia 21 de junho. Dois diretores da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina, receberam o grupo. O Diretor Administrativo & Institucional, José Lucio de Arruda Gomes e o Diretor de Operação, Isac Teixeira.

Segundo o Diretor-Presidente do CEEAC, a visita teve a finalidade de fortalecer relacionamentos institucionais que possibilitem uma parceria no futuro, tanto na formação de profissionais para o setor elétrico, como na área de Pesquisa & Desenvolvimento. “Para manter a matriz energética limpa e atender à economia brasileira, o avanço daqui pra frente só tem um lugar: a Amazônia. Como exemplo podemos citar essas duas hidrelétricas do Rio Madeira, que mostraram ser possível construir usinas na Amazônia para gerar energia limpa, respeitando o meio ambiente. Tudo isso exige tecnologia, pesquisa e inovação e o caminho é qualificar profissionais para atuarem nessas áreas”, ressalta Djamil Barbosa, Diretor-Presidente do CEEAC.

O CEEAC tem entre seus objetivos promover, de forma sustentável, o desenvolvimento científico, tecnológico e a conservação do meio ambiente, além de desenvolver estudos, pesquisas, inovação e outros serviços científicos e tecnológicos que poderão resultar em processos, produtos, protótipos e sistemas de base tecnológica. Atualmente, o centro está em construção no campus da Universidade Federal do Acre, localizado em Rio Branco, capital do estado.

Durante a visita, o grupo conheceu todas as estruturas da UHE Jirau e assistiu a uma apresentação institucional, vídeo sobre o processo construtivo da Usina e seus 34 programas socioambientais, bem como recebeu informações sobre o Programa de Pesquisa & Desenvolvimento da ESBR. Em seguida, passou por Nova Mutum Paraná, onde conheceu também as peças arqueológicas resgatadas na área de influência do empreendimento e o clube da localidade, construído pela empresa.