Estado assume gestão do Museu Histórico de Guajará-Mirim

O governo de Rondônia está reordenando o Museu Histórico de Guajará-Mirim para atendimento ao público. As novas adequações e serviços passarão a funcionar a partir de fevereiro.

Publicada em 24 de janeiro de 2017 às 11:00:00

O governo de Rondônia está reordenando o Museu Histórico de Guajará-Mirim para atendimento ao público. As novas adequações e serviços passarão a funcionar a partir de fevereiro. Conforme a Superintendência Estadual de Turismo (Setur), antes, as instalações estavam sob a responsabilidade da prefeitura.

Museu de Guajará-Mirim passa por adequações, incluindo limpeza e pintura

Museu de Guajará-Mirim passa por adequações, incluindo limpeza e pintura

O espaço localizado no prédio da antiga estação ferroviária de Guajará-Mirim está passando por um processo de limpeza e pintura com mão de obra dos reeducandos. A setorização do acervo e identificação das peças estão sendo realizadas pela Setur, Associação Cultural dos Filhos e Amigos de Guajará-Mirim (Afag), Academia de Letras de Guajará-Mirim e pelo 6º Batalhão de Infantaria de Selva.

O museu abriga um rico acervo da fauna rondoniense, boliviana e de outros estados brasileiros, minerais e moedas. A Setur está em interlocução com a prelazia (instância da Igreja Católica) para voltar a expor o acervo de dom Xavier Rey, primeiro Bispo de Guajará e importante figura histórica para o município.

No local também funcionará o Centro de Atendimento ao Turista, no espaço onde funcionava a antiga bilheteira da estação ferroviária, com a finalidade de prestar informações turísticas, de comércio, serviços e de utilidade pública aos visitantes que passam pela cidade.


Fonte
Texto: Taciana Guzman
Fotos: Setur