Estudante de Ariquemes é finalista na Olimpíada de Língua Portuguesa

A estudante participou ativamente das duas etapas para chegar entre os finalistas nesta última fase.

Publicada em 04/12/2012 às 11:37:00

Rondônia -  O governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), parabeniza a aluna Giulia Cioffi Nascimento da Escola Heitor Villa Lobos, em Ariquemes, que está classificada para a Etapa Final da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”.

A estudante participou ativamente das duas etapas para chegar entre os finalistas nesta última fase. Ainda em novembro, a estudante rondoniense e sua professora Rosemeri Krumenaur participaram da oficina regional do certame, que aconteceu em Belo Horizonte (MG).

O encontro reuniu 125 professores e 125 alunos semifinalistas de todo o Brasil na categoria Artigo de Opinião, sendo essa, uma boa oportunidade para a troca de experiências. O foco principal foi ampliar as habilidades de leitura e escrita dos alunos, com o desenvolvimento de atividades de formação para os professores, destinadas a contribuir para a melhoria do trabalho docente.

Nas oficinas, os alunos semifinalistas participaram de debates, produziram e reescreveram seus textos, com apoio de seus professores e formadores. Os textos originais e os aprimorados foram avaliados por Comissões Julgadoras Regionais, que escolheram os 38 finalistas do programa, e entre eles está a aluna Giulia Cioffi, que muito orgulho traz para a sua família, comunidade escolar e a para Rondônia. Nos dias 9 e 10 deste mês, acontece em Brasília a fase final do concurso.

A secretária da Seduc, Isabel Luz, destaca que na Escola Heitor Villa Lobos se pratica um ensino de qualidade, com a direção e corpo docente comprometidos com o bom desempenho dos estudantes. “Não é surpresa ter uma aluna desta escola como destaque nacional. Todos da escola se envolvem e buscam atingir metas e melhores colocações, buscando a excelência no ensino”, enfatiza a secretária.

A OLIMPÍADA

A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social, tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Como centro, objetiva contribuir para a formação de professores, tendo em vista a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

Nesta edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Texto: Celene Gomes – Assessoria Seduc

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social