Ezequiel Júnior requer voto de louvor ao procurador Reginaldo Trindade

Parlamentar também propõe homenagem ao proprietário da fazenda Dom Aro.

Publicada em 25 de August de 2016 às 13:47:00

O deputado Ezequiel Júnior (PSDC) apresentou à Mesa Diretora requerimento solicitando voto de louvor ao procurador da República, Reginaldo Pereira Trindade. Segundo o parlamentar, a homenagem é o reconhecimento da importante contribuição do procurador por seu trabalho nos últimos 12 anos, em defesa dos direitos do povo indígena cinta larga.

Ezequiel Júnior cita que Reginaldo Trindade afirma que “a defesa do povo cinta larga envolve fé e esperança gigantesca para não nos deixar esmorecer".

Para o deputado, tem sido essa esperança, que tem feito com que o procurador não tenha se deixado abater pelos problemas enfrentados, a ponto de desistir dessa luta.

“Ao contrário, tem atuado com mais afinco, tendo ingressado com várias recomendações e ações judiciais até mesmo contra a presidência da Funai. Seus esforços na defesa desse povo foram elogiados pelos membros do Conselho Superior do Ministério Público Federal em 2009, inclusive por ex-procuradores gerais da República”, relatou o deputado.

Considerando o trabalho e a atuação de Reginaldo Trindade, o parlamentar  disse procurar, por intermédio da propositura, dar reconhecimento aos imprescindíveis serviços prestado ao Estado e ao povo cinta larga.

Ezequiel Júnior também requereu a realização de sessão solene para o dia 12 de setembro de 2016, às 15h, na Assembleia Legislativa, para outorga de medalha do Mérito Legislativo a Giocondo Vale, pelos relevantes serviços prestados em favor do Estado.

Ficou nacionalmente como o fazendeiro de Rondônia, exemplo de produção com preservação da natureza. O reconhecimento nacional, salientou o deputado, se deu com a reportagem do Globo Rural, na edição do dia 17 de julho deste ano.

Gil, como é popularmente conhecido, é proprietário da fazenda Dom Aro, localizada no município de Machadinho do Oeste. Há 20 anos, explica o deputado, ele trabalha com a questão da sustentabilidade em sua propriedade.

“Ele fez pós-graduação em gestão ambiental para administrar melhor seu negócio e iniciou cedo a reposição florestal, com o plantio de tecas e castanheiras, realizado há cerca de 20 anos e já possui um grande ativo de madeiras”, ressaltou o deputado.

A fazenda Dom Aro foi reconhecida como a primeira propriedade do estado a receber o atestado de adequação pelo Programa de Boas Práticas Agropecuárias - Bovinos de Corte (BPA), coordenado pela Embrapa.

É, ainda, a segunda do Norte a receber a classificação ouro, por atender a 100% dos itens obrigatórios e 80% dos altamente recomendáveis pelo BPA, e a décima no Brasil, nesta categoria.