Falência” da PC-RO e eleições 2018

​Por Luiz Paulo Batista

Publicada em 26 de October de 2016 às 13:32:00

Por Luiz Paulo Batista

Depois que comecei escrever sobre as péssimas condições de trabalho que os delegados, agentes e escrivães da honrosa Polícia Civil enfrentam diariamente nas delegacias espalhadas pelo Estado de Rondônia, vários usuários dos serviços prestados pela PC-RO tem nos relatados inúmeros casos que certamente poderiam ser solucionados num curto espaço de tempo se os servidores tivessem condições dignas para exercer a profissão.

E não adianta culpa-los

Tampouco cobrá-los por meio de ofícios, pedidos de providências e outros meios administrativos, pois a situação é tão catastrófica e miserável que, aconselho você sair da sua residência ou do seu belo prédio público, aconchegante, limpo, com equipamentos de última geração e vários assessores, e ir até a delegacia mais próxima para constatar a precariedade tanto da estrutura predial, quanto no déficit no quadro de servidores da Polícia Civil.

Sem gente para trabalhar

Fica humanamente impossível dar cumprimento nas inúmeras ocorrências policiais registradas pelo cidadão, que no afã de ter seu problema solucionado acaba voltando para casa frustrado e na maioria das vezes chateado com a péssima qualidade do serviço público.

Mas se está ruim ficará pior

Pois não conseguimos visualizar nenhuma medida por parte do governo do Estado de Rondônia para tentar melhorar essa situação lastimável. Pelo contrário, as ações adotadas pela atual administração foram no sentido de cobrar ainda mais dos servidores que, na minha opinião, operam verdadeiros “milagres” diários, inclusive acumulando funções de zelador, eletricista, copeiro, fazendo jus ao slogan “Governo da Cooperação”.

Aproveitando a ocasião

Quero deixar claro que não tenho nada contra a administração do governo do Estado, mas como cidadão e profissional da comunicação não posso me calar diante desse cenário degradante que vive a Polícia Civil e, por conseguinte, a população. Portanto, aviso que continuarei denunciando as mazelas que se encontram a PC-RO e das demais categorias que chegarem ao meu conhecimento.

Mudando de assunto

Restando ainda dois anos para as eleições de 2018, os rumores sobre os possíveis candidatos já percorrem todo o Estado de Rondônia. São inúmeras especulações, principalmente para os cargos majoritários. Alguns apostam suas fichas na inelegibilidade do senador Ivo Cassol (PP), mas a grande maioria tem dito que ele poderá ser o futuro governador. Outros também acreditam que o senador Acir Gurgacz (PDT) deverá chegar ao Centro Político Administrativo – CPA. Mas, a incógnita gira mesmo em torno do PMDB.

Isso porque

Até o presente momento o provável candidato será o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho (PMDB). Porém, existem comentários que ele se tornará governador somente por alguns meses, caso o vice-governador, Daniel Pereira (PSB) já esteja no Tribunal de Contas do Estado e Confúcio Moura renuncie para tentar disputar uma vaga ao Senado Federal. Assim cumpriria a profecia propagada pelo parlamentar estadual em 2014, quando afirmou que um dia seria chefe do Poder Executivo Estadual.

Uma ótima semana para todos.