Farmacêuticos se mobilizam contra o Aedes aegypti em Rondônia 

Ação inclui também teste de glicemia e aferição da pressão no Porto Velho Shopping.

Publicada em 22 de September de 2016 às 08:59:00

Para comemorar o Dia Internacional do Farmacêutico e mostrar a importância desse profissional na prevenção e tratamento de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus, o Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO) realizará, no próximo domingo (25), a mobilização “Farmacêuticos em Ação – Todos contra o Aedes aegypti”. A ação acontecerá das 14h às 19h, no Porto Velho Shopping, com orientações ao público sobre essas e outras doenças, os cuidados que se deve ter com a automedicação e outras inerentes à função do farmacêutico, incluindo teste de glicemia e aferição da pressão arterial.

Profissionais, acadêmicos e farmácias estarão envolvidos na campanha que também será estendida ao interior do Estado com atividades no sábado (24) em locais públicos de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena, em parceria com as coordenações dos cursos de farmácia.  A proposta é mobilizar um exército de farmacêuticos, que no Brasil são 200 mil (1.874 em Rondônia) e 90 mil farmácias (790 no Estado).

Ainda em Ariquemes, o CRF-RO promoverá curso sobre Interpretação de Exames Laboratoriais no Cuidado ao paciente, das 14h às 18h, no Auditório Municipal. Não é necessário fazer inscrição antecipada.

“Aproveitamos para convidar todos os profissionais e acadêmicos de farmácia para este ato que será promovido no sábado pelo CRF em cinco cidades do interior e em Porto Velho no domingo, numa parceria com o shopping. Trata-se de um momento oportuno para mostrarmos nosso papel como farmacêutico na prevenção dessas doenças, que tendem a se proliferar neste período, com a chegada das chuvas”, disse  Dr. Adelmo Clementino, presidente do CRF-RO. 

Os farmacêuticos podem, além de oferecer a orientação correta aos pacientes, identificar pessoas com sinais e sintomas sugestivos, encaminhando os casos suspeitos, prescrevendo terapias adequadas, quando pertinente, e acompanhando pacientes em tratamento. Ações como estas que podem ser potencializadas com a adesão das farmácias.

O objetivo é transformar cada farmacêutico desses países em um agente de combate ao mosquito e cada farmácia em um posto avançado contra o mosquito Aedes aegypti.

A campanha, que teve a primeira edição em março em todo o País, por iniciativa do Conselho Federal de Farmácia (CFF), será intensificada neste período no Brasil, e lançada simultaneamente na Argentina, Costa Rica, Paraguai, Uruguai e Venezuela, em uma iniciativa do Fórum Farmacêutico das Américas (FFA), com o apoio da Fundação Internacional Farmacêutica (FIP) e Fundação FIP.

A mobilização no Brasil é desenvolvida pelo CFF, CRFs e entidades parceiras – Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh).

Além do apelo institucional, as entidades estão se mobilizando nesta data porque todos esses países continuam registrando casos de dengue, chikungunya e zika, com tendência de o problema se agravar, devido período chuvoso que se aproxima. Será uma ocasião tanto para os farmacêuticos celebrarem os avanços da profissão como para reafirmarem à sociedade a importância da atuação profissional.