Fecomércio Rondônia doa projeto de iluminação de Ponte sobre o rio Madeira ao DNIT

O sistema utilizado na ponte é de energia solar e será um exemplo de uso de energia alternativa moderna e de baixo custo de manutenção.

Publicada em 26 de November de 2014 às 17:07:00

Numa solenidade de cerca de 40 minutos, no auditório Francisco Teixeira Linhares, na sua sede, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/RO, representada por seu Presidente Raniery Araujo Coelho, entregou à Superintendência de Rondônia/Acre do DNIT -Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, representada por seu Superintendente Fabiano Martins Cunha, por meio de doação, o Projeto de Iluminação Fotovoltaíca da Ponte sobre o Rio Madeira para que aquela entidade possa acelerar o processo de licitação de sua execução. Participaram da cerimônia, além do Vice-presidente da Fecomércio/RO, Gladstone Nogueira Frota, o Presidente do Sindicato dos Lojistas, Joaquim Vanderli de Aguiar, o Vice-presidente do Sindicato das Farmácias, Hermenegildo Amâncio, os dirigentes do SESC e do SENAC, Waldy Fernando Bastos e prof. Hilton Gomes, bem como o Procurador da Presidência da Eletrobras, Efraim Cruz e diversos outros empresários e grande parte da imprensa estadual.

Na abertura da solenidade o presidente Raniery Araujo acentuou que se tratava de uma ação do setor privado para promover o desenvolvimento estadual, que teve o apoio do empresas e pessoas que participaram da elaboração do projeto, sendo de
suma importância, por abreviar o tempo de execução da iluminação, para a segurança de todos que transitam no período noturno por necessidade, incluindo-se nisto os transportes de cargas locais e interestaduais.

Destacou também que o projeto fez uma opção por uma tecnologia de ponta, que é a utilização de energia solar fotovoltaica, absolutamente limpa e sustentável que se destaca por estar na vanguarda das ações de responsabilidade ambiental que, ao seu ver, deveria ser mais utilizada pelo abundância de sol país. Afirmou ainda que a opção pela luz solar não é apenas uma questão de custo, mas, também uma questão de exemplo e que estenderia seu uso para as unidades do sistema do comércio.

Iluminação solar é uma opção moderna e pioneira

Depois o Superintendente Fabiano Martins Cunha ressaltou que, aqui, se repetia uma parceria que tem dado certo e é muito saudável, de vez que, com a burocracia pública, o DNIT levaria, pelo menos, um ano para realizar o projeto. E que, sem sua elaboração, apesar da promessa do ministro de Transportes de que a iluminação seria feita, as dificuldades para sua execução, sem dúvida, seriam muito maiores, daí, a intervenção do setor produtivo atender os interesses da sociedade. E agradeceu o espírito público e a iniciativa da Fecomércio Rondônia e dos que colaboraram para sua realização, inclusive da empresa que assumiu a responsabilidade técnica do projeto ressaltando que se trata de um uso de energia alternativa que tornará a ponte um exemplo, em termos de iluminação moderna e uso de energia alternativa. É uma iniciativa pioneira no Norte, na Amazônia, pois, só existe no Brasil uma outra experiência deste tipo implantada.

Também fez uso da palavra o Diretor Regional do Senac, Hilton Gomes, que acentuar que, apesar do investimento inicial, com o correr do tempo, o uso da energia solar é muito mais vantajoso e de menor custo, daí, louvar a iniciativa, porém, demonstrou receio pelos problemas de licitação que a opção poderia trazer, no entanto, o Superintendente do DNIT, Fabiano Cunha, disse que já havia se antecipado e recebido o sinal verde da diretoria do DNIT que considerava a alternativa perfeitamente viável. Em seguida o Procurador da Eletrobras, Efraim Cruz, louvou a iniciativa da Fecomércio afirmando que a Eletrobras via com muito bons olhos a iniciativa e que se tem posicionado a favor inclusive de sua utilização pelas prefeituras na medida em que melhora e diminui os custos da iluminação pública. Antes de ser concluído o evento ainda indagaram ao Superintendente do DNIT sobre as obras do viaduto que já deveriam ter começado. Ele respondeu que, mesmo agindo ativamente, a burocracia era muito lenta, mas, que mesmo assim esperava que as obras começassem ainda este ano e que, de qualquer forma, até porque, agora, existe um seguro sobre o consórcio que ganhou as obras estas serão concluídas em 22 meses, a contar de setembro passado quando foi assinada a ordem de serviço.