Festival de mentiras

Valdemir Caldas

Publicada em 22 de August de 2016 às 09:08:00

Se fosse dado ao eleitor o direito de cobrar por cada mentira proferida por certos candidatos a prefeito e vereadores de Porto Velho, muitos deles estariam com os bolsos abarrotados de reais. Não é brincadeira o que essa gente tem mentido à população. Se houvesse um aparelho para aferir os níveis de mentiras, o equipamento já teria pifado. Os caras mentem, descaradamente, sem nenhum pejo. É um misto de fantasia e de demagogia que beira às raias do cinismo mais vulgar.

Como essa farsa não impõe nem exige compromisso pessoal do eleitor com nenhum dos mentirosos, imagino que não deve estar sendo muito difícil aturar tanta baboseira sem explodir sua santa ira cívica. Afinal, tudo em nome da democracia! Mas, na hora de apertar os teclados da urna eletrônica, o eleitor saberá separar o joio do trigo. Ou não? Não será uma tarefa fácil. Há muito joio em meio a pouco trigo.

A palavra de ordem, nos dias que antecedem as eleições, é renovação. A sociedade já percebeu que é preciso mudar alguma coisa, pois do jeito que está não pode continuar. Insistir com essa mentalidade política viciada seria prorrogar ainda mais o sofrimento de todos. É importante cada um se conscientizar de que estamos no mesmo barco em meio à borrasca e que, por isso mesmo, urge participar efetivamente do processo de mudança.

Estamos às portas de novos pleitos eleitorais, de um novo período que, se não diretamente o passe de mágica para um tempo de prosperidade geral, como tentam nos convencer alguns postulantes, mas o início de uma nova jornada em que o povo terá a oportunidade, o direito legítimo de escolher aqueles que irão comandar os destinos do nosso município. Por isso, deixemos a hipocrisia de lado e passemos a concentrar nossas forças naquilo que é o melhor para todos, e não à satisfação e deleite pessoal de uns poucos, redobrando nossas atenções no que vem sendo dito hoje pelos candidatos nas reuniões e, posteriormente, nos programas eleitorais.