Fiero incentiva pequena indústria a aderir ao movimento "Compre do Pequeno Negócio"

Com uma participação tão importante na economia local, as pequenas indústrias do ramo de confecções não poderiam ficar de fora do Movimento Compre do Pequeno Negócio.

Publicada em 03 de September de 2015 às 20:46:00




A partir da esquerda, Osavaldo Rosalino, Cida Mourão, Samuel Silva, Mário Lucio e Rangel Vieira

A pequena indústria de Rondônia tem participação significativa na economia do estado e tem números expressivos também quando se faz um olhar segmentado para o setor. Este é o caso, por exemplo, do ramo de confecções segundo a presidente do Sindicato das Indústrias da Confecção de Rondônia – Sindivest/RO, Cida Mourão, que também é a vice-presidente de Assuntos das Micro e Pequenas Indústrias da Federação das Indústrias de Rondônia. Um recentemente levantamento realizado pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) abordou, apenas no setor de confecções, 246 empresas de pequeno porte formalizadas. Elas geram cerca de 1500 empregos diretos e contribuem para a geração de emprego e renda.

Com uma participação tão importante na economia local, as pequenas indústrias do ramo de confecções não poderiam ficar de fora do Movimento Compre do Pequeno Negócio, lançado pelo Sebrae para acontecer simultaneamente em todo o Estado no dia 5 de outubro próximo.

Os pequenos negócios representam 99% das empresas do país. São mais de 45% dos postos de trabalho formal gerado pelas pequenas empresas. 27% do PIB do Brasil. Dai se percebe a importância do pequeno negócio para a economia nacional.

E foi para fechar uma parceria com a Federação das Indústrias de Rondônia que os dirigentes do Sebrae se reuniram essa semana, na sede da Fiero. A empresária e conselheira do COPEM, Cida Mourão, participou com o presidente em exercício do Sistema Fiero, Osvaldo Rosalino e o superintendente Gilberto Baptista, de uma reunião com gestores do Sebrae Rondônia, na manhã desta terça-feira (1º de setembro) para apresentar o Programa Compre do Pequeno e solicitar adesão da Federação das Indústrias.

O Programa Compre do Pequeno, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae foi um dos temas tratados na 4ª reunião ordinária do Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa – COMPEM, da Confederação Nacional da Indústria - CNI, realizada dia 24 de agosto, em Brasília/DF. Neste encontro, o presidente do Sistema FIERN e do Conselho da Micro e Pequena Empresa - COMPEM/CNI, Amaro Sales, solicitou a adesão da Fiero ao programa.

“O COPEM aderiu e pediu a parceria da Fiero para este movimento denominado Compre do Pequeno Negócio” disse Cida Mourão que transmitiu a mensagem ao presidente Marcelo Thomé que recebeu a solicitação com entusiasmo. “Nesta reunião na Casa da Indústria, a Fiero, com aval do presidente em exercício Osvaldo Rosalino, está engajada como um dos parceiros do movimento empreendido pelo Sebrae Nacional nos estados” afirmou.

Ainda na reunião, a empresária entregou ao gestor do Sebrae Rondônia, Samuel Silva de Oliveira, um compêndio reunindo 1412 indústrias do vestuário. “Este é um número impreciso, pois algumas destas empresas fecharam, mas temos esta relação significativa de indústrias do setor presentes nos 52 municípios de Rondônia. Inclusive estamos com um serviço disponibilizado pelo Sebrae, um georreferenciamento das indústrias e do comércio, que por meio de aplicativos usados em celulares, onde estivermos podemos acessar para localizar uma pequena indústria ou comércio”, disse.

O presidente Rosalino parabenizou o Sebrae pela iniciativa visando o incentivo às pequenas empresas do Estado e do País. “O empresário iniciando as atividades e também aqueles que atuam há muitos anos precisam mostrar seu produto, então, é ele que terá todo o foco. A Fiero está à disposição e oferta seu incentivo e apoio a este movimento. Neste momento difícil a Federação tem de estar junto ao empresariado e prestigiar a indústria e também o comércio”.

De acordo com o gestor do Sebrae, o Movimento visa fomentar o pequeno negócio e mobilizar a sociedade à participar do evento que acontece no dia 5 de outubro, dia do Pequeno Empresário e do Pequeno Negócio. “Diante de uma instabilidade econômica o Sebrae tem buscado alternativas para as empresas saírem da estagnação e conseguiremos isso fazendo com que a sociedade compre no pequeno negócio”, explicou.

De acordo com Mário Lúcio, um dos gestores do Sebrae Rondônia “a participação da Fiero é fundamental. Uma campanha como esta não dá para fazer sem parceiros. A Federação tem papel impar neste processo de mobilizar os atores locais. A capilaridade da Fiero é importante para que este movimento chegue de fato aos pequenos negócios, seja na indústria, comércio ou serviços”.

Acessando o hotsite (www.compredopequeno.com.br) o empresário pode se cadastrar e sua empresa passa a ser identificada por qualquer consumidor. A partir da adesão ao movimento, a empresa passa ter acesso à mídia gratuita. O cliente ou consumidor com smartphone pode baixar e acessar o aplicativo do movimento.

Rangel Vieira de Miranda, da unidade de atendimento territorial do Sebrae/RO disse que o Sebrae está trabalhando para mobilizar o maior número de parceiros e de empresas. Em Porto Velho serão montadas várias tendas para realizar capacitação, uma delas na frente do Palácio Getúlio Vargas. Ações serão promovidas no Sebrae da Campo Sales e no ponto da Jatuarana. Pontos de atendimento móvel também serão disponibilizados. “Precisamos da Fiero encampando esta missão em prol do desenvolvimento econômico do país, do Estado e do Município. Com esta campanha todos ganham. Os pequenos negócios, a sociedade e as instituições parceiras mobilizadas” comentou.

Carlos Araújo