Fiero lança livro de 30 anos e homenageia empresários

Segundo o presidente da Fiero, o ideal de resgatar a memória da entidade pressupõe também a exposição daqueles que muitos contribuíram para consolidá-la ao longo de três décadas.

Publicada em 26 de September de 2016 às 18:25:00

 Com a pompa e circunstância merecidas, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) comemorou três décadas de existência, na noite desta sexta-feira, 23, com o lançamento da biografia ‘Fiero 30 Anos - Eles ajudaram a construir a história da Indústria de Rondônia’ contando a trajetória de 30 empresas e empresários que contribuíram para o desenvolvimento da indústria local e todos os benefícios advindos deste processo. O evento, realizado na sede da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) contou com a presença de lideranças políticas e sindicais, empresários, diretores e conselheiros da Fiero, representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), presidentes das Federações da região norte e do Distrito Federal, dentre outros convidados.

O presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé , abriu a solenidade lembrando que Rondônia cresceu a partir da grande corrente migratória iniciada em meados dos anos 1970 e que a Fiero nasceu em pleno ciclo do ouro e no período fértil da exploração madeireira, e se fortaleceu com o bom desempenho agropecuário, até a chegada dos anos 2000, quando se aproximou o ciclo das hidrelétricas do Rio Madeira.

Thomé destaca ainda que ao participar de missões empresariais voltadas para Ásia e Europa, a Fiero estabeleceu estreito relacionamento com centros de referência mundial em tecnologia e fortaleceu a abertura de mercados consumidores. No âmbito do Fórum Pró-Rondônia, que reuniu todas as federações no debate de diversas questões ligadas à indústria e ao comércio, a Fiero foi inserida num debate maior a respeito do que fazer depois do encerramento das obras das usinas hidrelétricas. “E é isso que estamos fazendo: seguindo o legado deixado pelos que nos antecederam e antevendo o dia em que Porto Velho se transformará num dos maiores centros exportadores da Amazônia Brasileira”, explicou.

Segundo o presidente da Fiero, o ideal de resgatar a memória da entidade pressupõe também a exposição daqueles que muitos contribuíram para consolidá-la ao longo de três décadas. “Decidimos eternizá-los na história da Fiero, que é também a história rondoniense. E aqui registramos seus nomes e seus feitos, devidamente qualificados. Este livro revela o esforço e a conquista de empreendedores que lutaram e lutam de sol a sol para o desenvolvimento da indústria de Rondônia. Nossas homenagens neste momento vão para esses trinta pioneiros, cujas histórias estão retratadas nas páginas da publicação que lançamos agora. Mas, sinceramente, senhoras e senhores, a melhor forma que temos para homenagear e honrar a luta daqueles que nos antecederam para conduzir a Fiero até aqui é continuar trabalhando firme para que nos próximos 30 anos, sejamos capazes de fazermos muito mais do que realizamos até aqui”, afirmou.

Na sequência, Marcelo Thomé, o presidente do Conselho de Representantes da Fiero, Chagas Neto e o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Antônio Carlos da Silva, se revessaram na entrega do livro comemorativo dos 30 anos da entidade para os homenageados, no total de 30 empresários dos mais diversos setores produtivos. Ainda como parte da comemoração, a Fiero homenageou todos os membros da atual diretoria (triênio 2016-2019) e os ex-presidentes Miguel de Souza; Júlio Miranda, Denis Baú, Eusébio Guareschi, que não compareceu e Frederico Simon Camelo in memorian.

O empresário Luiz Bernardo, da indústria Bernardo Alimentos, falou em nome dos demais homenageados. Para ele, a união de espirito empreendedor e a força familiar constituem os alicerces para os empresários que acreditaram em Rondônia e que fazem deste estado muito mais que apenas um lugar para ganhar dinheiro. “Nesta terra, constituímos família, criamos nossos filhos, trabalhamos muito, crescemos e geramos empregos e renda, contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado e, sem dúvida, fizemos história. A Fiero, que chamamos de Casa da Indústria, é a nossa casa. A Casa daqueles que fizeram, faz e fará a indústria. Reitero minha emoção e meu orgulho. Parabéns empreendedores. Parabéns Federação das Indústrias. Parabéns Rondônia”.

O vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Antônio Carlos da Silva falou que a ocasião é especial para todos que militam no Sistema Indústria, pela oportunidade de festejar junto ao presidente Marcelo Thomé, três décadas de lutas e sucessos da Fiero, instituição engrandecedora da indústria de Rondônia. “Esta Federação nasceu do entusiasmo e da visão de dedicados industriais efetivos contribuintes do desenvolvimento socioeconômico deste estado, no apoio ao governo, na formulação de políticas públicas voltadas para o progresso econômico. Nestes 30 anos, Fiero e Rondônia têm caminhado lado a lado, liderando um importante processo de desenvolvimento, que sempre contou com efetiva participação da indústria”, falou. 

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero