“Foi um ano de lutas e conquistas”, diz Mariana Carvalho sobre 2016

Ao fazer um balanço de 2016, a deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) avaliou que foi um ano de lutas e conquistas.

Publicada em 31 de December de 2016 às 09:09:00

Entre os projetos que a parlamentar apresentou neste ano, destacam – se o que propõe a cobrança dos custos de monitoração eletrônica dos presos que estejam aptos a mudar o regime fechado para semiaberto ou domiciliar; o que visa garantir acesso a remédios em fase experimental aos pacientes de doenças graves e raras, além da proposta que incentiva empresas a contratar jovens.

 “Defendemos que quem for preso  e tenham condições financeiras arquem com os custos das tornozeleiras”, observa a congressista que na condição de médica participa ativamente de ações da  saúde e por ser jovem levanta  a bandeira da juventude.

Neste ano, Mariana travou algumas batalhas em nome da população. Integrou a Frente Parlamentar pela Internet Livre e Sem Limites. Lutou pela manutenção de voos na região Norte, principalmente em Rondônia, buscou energia mais barata e apresentou propositura contra a cobrança por bagagens em aviões.

Foram aprovados também relatórios de sua autoria que representam avanços para sociedade, a exemplo do que autoriza primeiros socorros em escolas e o que autoriza o SUS a oferecer procedimento de implante por cateter de prótese valvar aórtica. Essa iniciativa se destina especialmente aos idosos, aumentando a qualidade de vida da melhor idade dos brasileiros.

O seu trabalho foi produtivo também em vários colegiados. No cargo de presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Crimes Cibernéticos, acompanhou a aprovação do relatório final da CPI, tornando mais rigoroso a punição de delitos digitais e mantendo a liberdade de expressão dos cidadãos que precisam da Internet no cotidiano.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou proposta de  sua autoria   que altera a Lei de Informática e Automação  para incentivar o estágio em empresas de tecnologia da informação. A Comissão de Educação aprovou seu parecer ao projeto de lei que define o prazo para que o estudante ou seu representante apresente o atestado médico e possa receber tratamento excepcional,

Em 2016, Mariana Carvalho, articulou a realização em Porto Velho, do evento do Facebook Impulsione o Seu Negócio. A ideia foi  capacitar  empreendedores locais para lucrar, utilizando as ferramentas das redes sociais. 

Graças a sua atuação parlamentar, a tucana  recebeu homenagem da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. Ela  ficou em primeiro lugar em Rondônia no ranking do site Atlas Político que examina o desempenho dos congressistas. Destacou – se, ainda na etapa nacional,  ficando com a 32º colocação.