Follador quer página com dados sobre agropecuária e piscicultura

Parlamentar propõe que página da Seagri tenha link com estatísticas de produção.

Publicada em 06 de May de 2016 às 10:50:00

 

O deputado Adelino Follador (DEM) indicou ao chefe do Executivo a necessidade de criar um link da página da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), no Portal do Governo. Lá podem ser disponibilizadas todas as informações oficiais atualizadas sobre o agronegócio, de modo que possa servir de subsídio a empresas e empreendedores que desejam se instalar ou ampliar seus negócios em Rondônia.

Ao justificar sua indicação, o parlamentar, que é produtor rural, mostrou ao Executivo que o Estado vai se transformando em modelo de produção sustentável, com níveis de produtividade de grãos, carne e peixe muito acima da média.

De acordo com Follador, o aumento da produção contribui decisivamente para a melhoria da economia regional e que por isso, vem despertando interesses variados em empresários do agronegócio, que demandam por esses dados.

Conforme o parlamentar, ao abrir a página da Seagri o interessado vai clicar no link de estatística do setor produtivo, que vai encaminhá-lo a uma nova página com informações atualizadas e números sobre área plantada, por município, com soja, milho, café, arroz, feijão e outras, área degradada (encapoeirada), área de pastagem, rebanho bovino, bubalino, equino, ovino, caprino.

Serão disponibilizados números da produção e capacidade produtiva de pescado, com discriminação da necessidade de lâmina d’água para produção de cada espécie de peixe, e ainda informações igualmente atualizadas sobre áreas de preservação ambiental e de extração.

Para o deputado, deve partir dos próprios órgãos do governo o interesse na divulgação desses dados, eis que são indicativos positivos da economia rondoniense, que vem enfrentando o cenário da crise que assola o restante do País com criatividade e muito trabalho, sem ser influenciada pelas dificuldades econômicas, fator que vem atraindo investimentos e investidores para o Estado.

“Por isso, o setor que gera emprego e renda no campo, que mais arrecada e fomenta economia estadual. Assim, merece essa distinção para que possa atrair novos empreendedores e alavancar ainda mais a economia regional”, disse Follador.