Fórum Municipal de Cultura começa nesta sexta no Teatro banzeiros

​​​​​​​Objetivo é viabilizar a implantação de politicas públicas e também eleger o Conselho Municipal de Cultura.

Assessoria
Publicada em 25 de maio de 2017 às 17:43

Exibindo unnamed.jpgCom o tema “Políticas Públicas para Cultura Autossustentável”, acontece nesta sexta e sábado (26 e 27) o 1º Fórum de Cultura realizado pela Prefeitura de Porto Velho no Teatro Banzeiros, com início as 19 horas. A iniciativa visa traçar planejamento para elaboração do Plano Municipal de Cultura e buscar caminhos para implementação de políticas públicas voltadas para fomentar o setor.

O evento terá a presença do representante do Ministério da Cultura na região Norte, Alberdan da Silva Batista, que vai falar sobre o sistema nacional de cultura, e também contará com a presença da presidente da Fundação Estadual de Cultura Elias Mansur de Rio Branco-AC, Karla Martins, que vai apresentar o modelo de políticas públicas implantado no vizinho Estado do Acre. O Fórum vai eleger ainda o Conselho Municipal de Cultura, que é onde os agentes de todos os segmentos culturais participam efetivamente nas decisões do setor na capital de Rondônia.

O presidente da Funcultural de Porto Velho, Antônio Ocampo Fernandes, enfatiza a importância do evento para a sociedade, uma vez que a cultura é quem promove o lazer e o bem-estar em eventos abertos e gratuitos para a população. “O carnaval, o folclore e todos as grandes festas e espetáculos realizados aqui na Capital são frutos da organização de nossos agentes culturais. É por isso que é importante ter a participação massiva de todos, inclusive nesse fórum vai ser eleito o presidente do Conselho Municipal de Cultura”, completou.

Ocampo disse que desde o início deste ano vem trabalhando com sua equipe para colocar em vigor as leis de incentivos culturais. “Estamos finalizando a redação e esse fórum vai ser uma oportunidade para discutirmos o rumo da cultura a partir da homologação dessas leis pelo prefeito dr Hildon Chaves e pelos vereadores. Acredito que Porto Velho vai viver o antes e o depois, quando se falar em cultura por aqui. Vai ser um novo momento para nossos produtores culturais, já que poderemos captar recursos junto a iniciativa privada, além é claro, de criar o fundo municipal para esse fim”, ressaltou o presidente.

O credenciamento para o fórum é gratuito e inicia nesta sexta às 17 horas, lá mesmo no Teatro Banzeiros, e logo após terá a cerimônia de abertura às 19 horas. Sua programação contínua no sábado a partir das 08 horas da manhã e se estenderá durante todo o dia.

Texto comdecom|Imagen Funcultural

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook