Fraude em licitações: Polícia investiga esquema de R$ 3 milhões na administração Bianco

Relatos dão conta que um dos empresários investigado teria fraudado cerca de 50 licitações em várias áreas da administração municipal. Veja decisão judicial com nome dos envolvidos.

Publicada em 28 de November de 2013 às 10:36:00

Ji-paraná, Rondônia - A Polícia Civil  iniciou na manhã desta quinta feira (28), em Ji-Paraná, a Operação Carta Marcada. De acordo com o delegado Marcelo Bessa, secretário da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), essa ação tem como objetivo desarticular uma quadrilha que atua desde 2009 dentro da prefeitura, direcionando licitações para determinados grupos empresariais. As investigações abrangem o período em que o prefeito de Ji-paraná era José Bianco (DEM).

“Estamos trabalhando em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado,  apurando fraudes em licitações públicas com prejuízos de mais de R$ 3 Milhões de reais ao erário”, declarou Bessa em coletiva na sede regional do Tribunal de Contas, acompanhado do Gerente de Inteligência Leonardo Mattos.

Não há prisões nesta fase da operação, apenas afastamento de vários servidores que atuavam no setor investigado que é responsável pelas licitações. Os mesmos estão proibidos de frequentarem as dependências da prefeitura municipal, com o objetivo de que não haja adulteração de documentos e provas nos crimes.

Equipes de policiais estiveram na sede da prefeitura,  onde apreenderam computadores, processos, mídias e outros documentos que passarão por avaliação de servidores do Tribunal de Contas e polícia civil. Relatos dão conta que um dos empresários investigado teria fraudado cerca de 50 licitações em várias áreas da administração municipal.

A operação continua com previsão de novos afastamentos de servidores em suas funções, além de prisões e indisponibilidade de bens dos envolvidos tanto na esfera pública quanto privada.





















Com informações de Claudio Morais, do Notícia Geral www.noticiageral.com.br