Ganhar bem é um direito de todos, e não um privilégio de poucos

Valdemir Caldas

Publicada em 25 de July de 2016 às 10:34:00

Informa-nos o Tudo Rondônia que o presidente da República, Michel Temer, sancionou reajuste salarial de servidores do Judiciário e do Ministério Público Federal. Que maravilha! Parabéns aos segmentos beneficiados. Parabéns, também, aos representantes das categorias funcionais pelo poder de articulação e o prestígio de que desfrutam junto aos membros do Congresso Nacional.

Pagar bem aos que prestam serviços à máquina burocrática não constitui nenhum gesto de benevolência por parte da autoridade competente. Antes, porém, é um direito de todos os trabalhadores ganharem o suficiente para atender o próprio bem-estar e de suas famílias.

Nada mais justo do que os servidores dessas instituições terem sido contemplados com aumento salarial. No entanto, o presidente não pode ignorar as outras categorias (agentes administrativos, auxiliares de serviços gerais, policiais civis, procuradores, promotores, médicos, engenheiros, professores, agrônomos, fiscais, dentre outros profissionais), que prestam serviços tão relevantes quanto aqueles. É o principio da igualdade, gerando direitos iguais.

Longe de mim, contudo, pretender desmerecer as categorias beneficiadas com o reajuste salarial, mas é da maior justiça que o chefe do executivo federal reveja a situação salarial de todos os servidores da União, respeitando, assim, o princípio da isonomia. Afinal, todos prestam serviços ao mesmo patrão, ou seja, o povo, dentro da máquina federal e, por isso, são merecedores de igual equiparação.

A Bíblia ensina que devemos nos alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram. Alegro-me com as categorias acima mencionadas pela conquista salarial e choro por aqueles que, há vários anos, não recebem sequer a reposição inflacionária, como é caso dos servidores da Câmara Municipal de Porto Velho, que correm o risco de chegar o mês de outubro sem salário, caso a direção da Casa insista em manter o excesso de cargos comissionados.