Garçon sugere conselho administrativo para ajudar Candeias do Jamari

O grupo foi apresentado ao Governador do Estado, Confúcio Moura, que ouviu as reivindicações e reconheceu que Candeias precisa de ajuda

Publicada em 30 de November de 2015 às 11:01:00

A crise financeira é conhecida por todos e vivenciada pelos brasileiros. Não é de hoje que este saldo negativo avança e afeta diversos setores. Em Candeias do Jamari, essa situação não é diferente e o município enfrenta problemas na educação, na segurança, infraestrutura, na mobilidade, mas principalmente, na saúde.

Preocupado com esta situação agravante, o deputado federal Lindomar Garçon se reuniu com o prefeito de Candeias do Jamari, Francisco Sobreira de Soares; a secretária municipal de saúde ,DjeimiCheurie; o secretário municipal de Educação, Euzébio Lopes Novais; o secretário municipal de Obras, Dejalma da Silva; secretário municipal de Serviços Públicos, Paulo Sena; secretário municipal de Assistência Social, Daniel Oliveira; coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Candeias do Jamari, enfermeira Adriana Gonçalves,  e Solange Souza; vereadores Benjamim Pereira e Miguel Sena; assessora de comunicação, Marlene Matos,  e a chefe de gabinete ,Sângela Rocha Amorim Guerra,  para formarem a comissão Pró-Candeias, da qual Sângela foi eleita presidente.

A primeira reunião do grupo aconteceu na sala de reuniões da Central de Atendimento Tudo Aqui, que substitui o Shopping Cidadão, em Porto Velho. O grupo foi apresentado ao Governador do Estado, Confúcio Moura, que ouviu as reivindicações e reconheceu que Candeias precisa de ajuda. “Nós vamos ajudar Candeias e buscar recursos por meio da locação de emendas do deputado Garçon para destinar benfeitorias para o município”, ressaltou o governador, acompanhado do senador Valdir Raupp, que também garantiu mais apoio ao município.

Após a reunião com o governador, a comissão se reuniu com o secretário estadual de Segurança, Defesa e Cidadania, delegado Antônio Carlos dos Reis, para discutir e planejar ações para a segurança pública do município. “Precisamos de uma Força Tarefa no município, para atacar os pontos críticos que tem originado o avanço frequente da criminalidade, haja vista o aumento alarmante dos números de casos de violência, furtos, roubos e homicídios, certamente associados ao baixo número de efetivo das Polícias Civil e Militar, o crescente avanço do consumo e vendas de drogas e crimes de todas as espécies”, salientou o prefeito Francisco Sobreira de Soares.

De acordo com o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, uma boa parte dos crimes que ocorrem tem relação com as drogas. “Atuar para a redução desses indicies é um dos eixos dos programas do Governo. Além disso, expressa o esforço do trabalho integrado entre as forças policiais. Vou solicitar ao comandante do 5º Batalhão que dê uma atenção especial ao Candeias, de forma a reduzir esses índices, principalmente neste período de fim de ano”, ressaltou.

Para discutir sobre assuntos relacionados à infraestrutura do município, a equipe esteve reunida com a coordenadora de ação urbanística do Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos do Estado de Rondônia (DER-RO), Nanci Maria Rodrigues da Silva e o subcoordenador Alex Andrade. “Precisamos mudar o visual da nossa cidade. Não temos equipamentos necessários, nossas ruas alagam durante o período chuvoso e a nossa população merece passar o Natal em uma cidade limpa e organizada”, explicou o deputado Lindomar Garçon.

 

A comissão recebeu sinal positivo da coordenadora, que garantiu uma cooperação firmada entre Governo do Estado e Prefeitura para recapeamento das ruas e revitalização das quadras poliesportivas, Praça Municipal 13 de Fevereiro e Complexo Turístico.

A Comissão Pró-Candeias esteve reunida também com o superintendente do DNIT RO/AC, engenheiro Sérgio Augusto Mamanny, em Porto Velho, para tratar de assunto referente a frente da Rodoviária, que deve ser inaugurada em dezembro. “Além de ser necessário asfaltar a Ulisses Guimarães, rua que passa a frente ao prédio, também precisamos ver a entrada pela BR-364, facilitando o acesso”, explicou o deputado ao engenheiro, que prontamente recebeu a equipe em seu gabinete e garantiu que vai enviar engenheiros técnicos para vistoriar o trecho. “Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance e dentro da legalidade, para atender ao pedido de vocês”, frisou Sérgio.

Encerrando as atividades do dia, a Comissão Pró-Candeias foi até o auditório do Hotel Rondon, onde esteve com o secretário de Estado da Saúde, Willames Pimentel. Na oportunidade, o deputado Lindomar Garçon o parabenizou pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo pela saúde do Estado, mesmo com tantas dificuldades e solicitou ao secretário, uma atenção especial ao município de Candeias, apresentando as demandas emergenciais do município. “Principalmente a necessidade da reabertura do hospital de pequeno porte Santa Isabel que hoje encontra-se desativado”, reivindicou Lindomar Garçon.