Genus de Porto Velho inicia 2017 participando de competição nacional em São Paulo com o incentivo do governo de Rondônia

O Sport Club Genus de Porto Velho embarca para São Paulo nesta segunda-feira (2) para participar das competições da 48ª Copa São Paulo de Futebol Júnior 2017.

Publicada em 31 de December de 2016 às 08:46:00

O Sport Club Genus de Porto Velho embarca para São Paulo nesta segunda-feira (2) para participar das competições da 48ª Copa São Paulo de Futebol Júnior 2017. O time que vai representar Rondônia vai ter três jogos nesta primeira rodada. Na mesma chave, encontram-se outras três equipes de São Paulo: Capivariano, São Paulo e o União Barbarense.

treino-do-genus-no-estadio-aluizio-ferreira-29_12_2016-arquivo-do-time        Sport Club Genus de Porto Velho vai participar pela terceira vez da Copa São Paulo de Futebol Júnior

O Genus vai para as competições nacionais após vencer o Campeonato Estadual Rondoniense. Na disputa pelo título estadual, o time superou o Rondoniense nos pênaltis com o placar de 4×2, em setembro. Esta competição nacional é para a categoria sub-20. Mas o time do Gênus possui todas as categorias que pedem as grandes competições.

De acordo com o presidente Evaldo Silva, o time possui 300 integrantes, e vai com categorias de sub-8 até sub-20 e o time profissional. Ele garantiu que 95% dos atletas são de Rondônia.

Na terça-feira (3), o Genus enfrentará o São Paulo, quinta-feira o Capivariano e no dia 7 o União Barbarense. Todos os jogos vão ser disputados na Arena Capivari, no interior da grande metrópole.

“Para Rondônia, esse é um feito de grande importância para o esporte local, tendo em vista que vários atletas do estado já estão sendo visados por times nacionais. Esta não é nossa intenção, mas, sim, mostrar para o Brasil que temos grandes talentos”, disse Rodnei Paes, superintendente estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.

Ao todo são 25 passagens aéreas custeadas pelo governo como incentivo ao esporte local, atendendo à solicitação da Federação de Futebol de Rondônia. Os recursos são fruto de emenda parlamentar do deputado Léo Moraes.

O time treina na Arena Porto Mamoré e no Estádio Aluizio Ferreira. Na Arena, os treinos são para aprimoramento tático, já no estádio, para desenvolver trabalhos com bola, entrosamento e obter ritmo de jogo. Eles também praticam academia para desenvolver o físico.

Para o presidente do time, neste jogo eles estarão na maior disputa do campeonato considerando os adversários encontrados na chave. O objetivo do time é passar ao menos pela primeira etapa, feito até então nunca alcançado.

TIME

O Sport Club Genus de Porto Velho é uma agremiação fundada em 15 de novembro de 1991, no campo do 13, em Porto Velho. Suas cores são amarelo, que representa o ouro; grená, o sangue derramado na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré; o preto e o branco, que mostram a Cassiterita e o látex do período da borracha dentro do estado, respectivamente; além do azul, que é símbolo do estado até mesmo no Hino Estadual consagrado como “Céus de Rondônia”. Seu escudo leva o símbolo do Forte Príncipe da Beira, do futebol, sendo a bola do esporte e da capital do estado, as Três Caixa D’água.

Com quase 26 anos, o time foi campeão estadual em 2015, tem cinco títulos estaduais feminino, cinco sub-20 e foi vencedor de dois estaduais sub-17.

Nome “Genus” vem de origem grega, que para o presidente do time foi escolhido por significar família, clã, tribo.


Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Arquivo Genus