Geração plena da Hidrelétrica Santo Antônio, energia para 45 milhões de pessoas

Com a 50ª turbina pronta em dezembro deste ano, última unidade geradora que faz parte da ampliação, a Hidrelétrica Santo Antônio alcança sua capacidade plena de geração.

Publicada em 22 de December de 2016 às 08:58:00

Com a 50ª turbina pronta em dezembro deste ano, última unidade geradora que faz parte da ampliação, a Hidrelétrica Santo Antônio alcança sua capacidade plena de geração. Esta conquista também é um marco da superação dos desafios pioneiros para implantar uma grande hidrelétrica em plena Amazônia. 

Depois de oito anos de construção sobre o leito do rio Madeira, em Porto Velho, Rondônia, a hidrelétrica tem hoje 3.568 Megawatts de potência instalada – energia de fonte limpa e renovável, suficiente para o consumo de mais de 45 milhões de brasileiros.

Além de abastecer o sudeste e as demais regiões do país com 44 turbinas, seis turbinas tem sua geração dedicada exclusivamente para o sistema regional (Rondônia e Acre), contribuindo para a segurança e estabilidade do sistema elétrico regional.

Hidrelétrica Santo Antônio, a quarta maior do Brasil em geração e a primeira do mundo em sustentabilidade, de acordo com o IHA – International Hidropower Association.