Gerência de Regulação trabalha para resolver problema que se arrasta há 8 anos

“Para evitar que o paciente que não possui cartão do SUS fique sem atendimento, é oferecida a confecção do cartão, evitando assim, a procura de outra unidade para conseguir fazer o documento”.

Publicada em 01/11/2012 às 18:28:00

O Governador Confúcio Moura encontrou um modelo arcaico, sombrio de marcação de exames enraizado no Estado há mais de oito anos, expondo as pessoas por espera de uma ficha numa fila interminável e muitos, por vezes, dormiam no chão ao lado da Policlínica Oswaldo Cruz (POC) e por este motivo procedeu a modificações no local e horário para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que passou a ser diariamente, das 07h às 13h, na Rua Brasília 2512, esquina com Rua Duque de Caxias, bairro São Cristovão, é o que informa Marcela Aquino Gerente do Gerência de Regulação Estadual (Gerreg).

"É quase impossível terminar com esta situação caótica da noite para o dia e o Governo do Estado, através da Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) e Ouvidoria Geral do Estado em conjunto com o Gerreg, assegura que a partir de janeiro de 2013, inicia um novo momento na saúde em Rondônia no que tange a regulação na marcação de exames que é fator preponderante na melhoria do atendimento a toda a população", destaca Marcela.

“Para evitar que o paciente que não possui cartão do SUS fique sem atendimento, é oferecida a confecção do cartão, evitando assim, a procura de outra unidade para conseguir fazer o documento”, comenta Marcela.

João Paulo Magalhães, 23 anos, técnico de informática, pai de um paciente de 15 meses, disse que chegou às 12h40 e às 13h o exame de ultrassonografia abdominal para seu filho já estava marcada para o dia 09/11, "fiquei satisfeito com o atendimento, até o cartão do SUS que meu bebê não tinha a atendente providenciou, só posso agradecer" completa Magalhães.

O Ouvidor Geral do Estado, Vicente Moura, valida as palavras da gerente da regulação Marcela Aquino que em janeiro de 2013 será o novo momento da saúde de Rondônia, principalmente nos serviços de apoio diagnóstico a assistência clínica, bem como, internações e cirurgias.

Vicente afirma ainda que, no Governo Confúcio Moura esses procedimentos avançaram e muito, uma vez que os pacientes não precisam mais dormir na fila esperando atendimento, observa que hoje (1), às 11h30 da manhã, não existia mais espera dos usuários do SUS para marcação de exames do lado de fora do prédio, conclui Vicente.

Texto: Wilson Souza – Assessoria Sesau
Fotos: Damião Cavalcanti - Assessoria Sesau

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social