Gestão mais preocupada com aprendizagem é o foco do III Encontro de Gestores Escolares em Cacoal

Diretores e vice-diretores de 475 escolas estaduais e 110 técnicos são o público de um ciclo de palestras e debates...

Publicada em 23 de August de 2016 às 11:28:00
Encontro reúne gestores de todas as escolas da rede estadual    Encontro reúne gestores de todas as escolas da rede estadual

A prática de uma gestão escolar mais preocupada com a aprendizagem do aluno é o foco que a política estadual da educação em Rondônia pretende conferir à dinâmica do III Encontro de Gestores Escolares, durante dois dias, evento aberto pelo governador Confúcio Moura na noite de segunda-feira, 22, em Cacoal.

“Quero que vocês conversem, não fiquem em grupos distantes uns dos outros. É bom tudo junto, misturado, para trocarem ideias e conhecimento, aumentando a intimidade entre vocês para na hora da dificuldade se apoiarem e trocarem experiências”, disse o governador Confúcio Moura.

Diretores e vice-diretores de 475 escolas estaduais e 110 técnicos são o público de um ciclo de palestras e debates que iniciaram na manhã desta terça-feira, 23, com encerramento previsto ao final da manhã de quarta-feira, 24. “Aqui não pega celular, eles estarão imersos, só devem estudar, debater, aprender, discutir e conversar”, afirmou Fátima Gavioli, secretária de Educação.

“Eu acredito que neste III Encontro se consolida uma parceria grande no estado de Rondônia atrelando a meritocracia ao discurso de uma pratica de gestão escolar mais preocupada com a aprendizagem. O que eu mais gostaria que acontecesse, a partir de agora, é que nossos gestores saíssem focados na aprendizagem”, disse a secretária Fátima.

Governador abriu o encontro e pediu que os gestores se apoiem, troquem experiênciasGovernador abriu o encontro e pediu que os gestores troquem experiências

Fatima Gavioli disse que as 18 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) estão afinadas e ajustadas, reproduzindo a política pública para o setor na escola, e por isso aposta em dedicação maior ao processo pedagógico. “No Brasil temos deficiência na formação dos nossos gestores; temos o hábito de valorizar o gestor quando tem uma escola muito bem organizada, limpa, mas a gente pouco pergunta sobre Ideb, Saeb, sobre evasão e reprovação escolar. Esse é o foco”, avalia a secretária, realçando a importância de manter a equipe de diretores e técnicos das escolas na alternância de governos para avançar na qualidade da educação.

O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares da Silva, abre a programação de palestras nesta terça-feira, 23, com o tema Educação no Brasil: realidades e desafios do gestor escolar diante das políticas públicas.

“Esse encontro certamente vai ajudar na formação, porque é uma oportunidade de trocar ideias, adotar boas práticas, conversar com o vizinho para saber como ele resolveu um problema que você não conseguiu resolver. Acreditem: para o problema da escola de vocês a solução está aqui nesse encontro, aprendam com vocês mesmos. O crescimento da educação no Estado de Rondônia tem demonstrado que vocês são capazes, e esse momento é mais uma oportunidade que o governador está oferecendo a cada um dos profissionais presentes”, declarou o secretário do MEC.

Secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares Secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares

Rossieli da Silva parabenizou iniciativas do governo de Rondônia como o ensino integral e ensino médio com mediação tecnológica, projeto para o qual ofereceu contribuição com a experiência do Amazonas, estado em que exerceu o cargo de secretário da Educação. “Quando firmamos a primeira parceria com Rondônia foi porque vimos que há vontade de fazer a diferença, e eu saúdo o governador porque se ele não coloca a mão, o olhar sobre a educação, não adianta, não dá certo”, ressaltou.

“Espero que tenhamos um bom encontro, que possamos enriquecer ainda mais o conhecimento, tirar dúvidas e ouvir da professora Fatima e do próprio governador o que temos para estimular os senhores que são trabalhadores e trabalhadoras, gestores e gestoras na área da educação. Só tenho de parabenizar e agradecer porque o Estado de Rondônia a cada dia mais melhora a educação, e são vocês quem instrumentalizam isso”, disse o vice-governador Daniel Pereira.

No evento foi feita a premiação a 16 diretores e vice-diretores contemplados com o Premio Gestão Escolar, edição 2015, e também docentes que tiveram projetos destacados no Premio Professores do Brasil.

Texto: Mara Paraguassu

Fotos: João Carlos Spanhol