Governador participa de homenagem aos 100 anos da EFMM na Câmara dos Deputados

A solenidade requerida pela deputada federal Marinha Raupp, contou com a presença de parlamentares federais, secretários de Estado, empresários, entidades de classes e sindicalistas.

Publicada em 04/12/2012 às 11:10:00

Porto Velho, Rondônia - O governador Confúcio Moura participou nesta segunda-feira (3), no plenário da Câmara dos Deputados, da sessão solene que homenageou os 100 anos da inauguração da Estada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). A solenidade requerida pela deputada federal Marinha Raupp, contou com a presença de parlamentares federais, secretários de Estado, empresários, entidades de classes e sindicalistas.

O governador disse que a homenagem à EFMM na Câmara é muito importante porque mais uma vez o Brasil, através da Rádio e TV Câmara, pode aprofundar o conhecimento sobre essa epopeia do século passado.

Segundo Confúcio Moura, a solenidade é uma homenagem justa por uma obra desafiadora, atrevida, que marcou presença numa integração diplomática entre Brasil e Bolívia em um acordo formal entre países, para o escoamento da produção extrativista. “Um obra custosa em vida e recursos, mas hoje é homenageada com algo memorável, extraordinário e fantástico,” enfatizou o governador.

“Nós sentimos na missão, na obrigação e no carrinho de fazer a homenagem ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,” disse a deputada Marinha Raupp. Para ela, comemorar o centenário é dizer que a luta pelo desenvolvimento no passado foi positiva e no presente é necessário. A deputada refere-se ao projeto do governo federal de interligar o país de leste a oeste até chegar ao pacífico por meio de trilhos com a implantação da Ferrovia Transcontinental.

Para o superintendente de Turismo do Estado de Rondônia (Setur), Basílio Leandro de Oliveira, a EFMM é um dos maiores ícones do Estado. ”É impossível dissociar a história de Rondônia da história da EFMM, da ferrovia que deu origem a porto velho,” afirmou Basílio ainda destacando a luta para que a EFMM seja reconhecida pela Unesco como patrimônio histórico da Humanidade.

Texto e foto: Zozimo Macedo – Sibra/Decom

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social