Governo amplia ações de combate ao desmatamento ilegal

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), amplia as ações para reduzir os índices de desmatamento ilegal e o fortalecimento da gestão ambiental.

Publicada em 05 de July de 2013 às 16:48:00

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), amplia as ações para reduzir os índices de desmatamento ilegal e o fortalecimento da gestão ambiental. Para isso está divulgando a campanha “Desmatamento Ilegal Zero” em todo o Estado, através da distribuição de material informativo, como panfletos, cartazes, banner, junto às prefeituras municipais, associações e sindicatos.

A secretária da Sedam, Nanci Rodrigues, explicou que a determinação do governo é combater o desmatamento ilegal com um novo modelo de desenvolvimento, no qual as soluções econômicas sejam ambientalmente sustentáveis. “Por isso estamos com a campanha que visa educar e sensibilizar a população, observando as desvantagens do desmatamento ilegal e os benefícios da regularidade ambiental através do Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, justifica.

Nas ações do plano de combate ao desmatamento estão previstas atividades de prevenção e fiscalização, principalmente nos municípios que estão sobre pressão do desmatamento, como Porto Velho, Nova Mamoré, Machadinho do Oeste, Cujubim, Buritis e região da BR-429.

Principais ações para conter o desmatamento
A Coordenadoria de Proteção Ambiental da Sedam, em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental vem intensificando as ações de fiscalização nas regiões onde o desmatamento possui maior acentuação, com o objetivo de autuar quem realizou desmatamentos e queimadas, bem como quem patrocina a exploração ilegal de madeireiras.

Segundo informou Lucindo Martins, coordenador de Proteção Ambiental, além das ações já anunciadas, a Sedam vem realizando inspeção industrial em empreendimentos que utilizam a madeira como matéria-prima, sendo esta ação desenvolvida em todo Estado. Ainda com a finalidade de atuação preventiva foram construídas e instaladas cinco bases integradas de Proteção Ambiental, as quais servem de apoio para equipes em campo, podendo ser utilizadas por pela Sedam, BPA, Ibama, ICMBio, Funai e Policias Militar, Civil e Federal; e foram realizadas entre 2011 , 2012 e 2013 até a presente data, cerca de 630 operações de fiscalização envolvendo 3.026 pessoas.

Martins também salientou que para se alcançar a meta pretendida pelo governo, deve haver um esforço conjunto de todos os setores, incluindo a participação da sociedade, pois a fiscalização é apenas uma ferramenta a ser utilizada e em último estágio, devendo ser precedida de ações educativas e informativas.

Combate às queimadas
Em conjunto com as atividades de combate ao desmatamento estão acontecendo, através da Coordenadoria de Educação Ambiental da Sedam, uma mobilização em torno da campanha de combate às queimadas e incêndios florestais, para discutir estratégias de prevenção e controle.

Segundo o coordenador de Educação Ambiental, Eliezer Oliveira, foram viabilizados kits com cds do desmatamento e da campanha de combate às queimadas, além de cartazes e panfletos de queimadas, para as prefeituras de Porto Velho, Jaru, Ariquemes, Ji-Paraná e Espigão do Oeste.

Texto: Marilza Rocha
Fotos: Rosinaldo Machado
Fonte: Assessoria Sedam

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social