Governo de Rondônia autoriza o georreferenciamento de mais duas mil propriedades rurais em todo o estado

Mais duas mil família serão beneficiadas com o georreferenciamento de suas propriedades nos 52 municípios de Rondônia.

Publicada em 30 de April de 2016 às 08:33:00

Mais duas mil família serão beneficiadas com o georreferenciamento de suas propriedades nos 52 municípios de Rondônia. A ordem de serviço foi entregue pela Coordenação de Regularização Fundiária Rural (CRF) da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) à empresa Termageo, responsável pelo execução dos serviços, nesta sexta-feira (29). Os trabalhos começam na próxima segunda-feira (02/05) e tem seis meses para ser concluído.

Iaf Azamor, coordenadora da CRF, explica que serão georreferenciados 5.440 quilômetros, abrangendo duas mil propriedades rurais em todo o estado. “Para o agricultor iniciar o processo de regularização da sua propriedade junto ao Terra Legal – programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) – o primeiro passo é o georreferenciamento”, diz.

Desde 2009, já foram georreferenciadas mais de doze mil propriedades rurais e “nestes próximos seis meses, atenderemos mais duas mil famílias”, diz Iaf, que explica que o trabalho de georreferenciamento diz respeito a tornar as coordenadas de uma área conhecidas, o que permite na implantação de marcos de divisa e confecção de planta e memorial, que podem ser a partir de levantamentos topográficos ou Sistema de Posicionamento Global (GPS).

Nesta fase, estão envolvidos quase 50 técnicos do Governo de Rondônia e da empresa responsável pelo execução do georreferenciamento. “Esta parceria entre o governo de Rondônia e o MDA vem dando certo desde o começo da gestão Confúcio Moura e até o final do ano teremos quatorze mil famílias com suas terras plenamente georreferenciadas gratuitamente”, comemora o secretário da Seagri, Evandro Padovani.