Governo de Rondônia solicita apoio ao Ibama para implantar unidades de conservação nas reservas estaduais

De acordo com Joberto Veloso, diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Rondônia é o Estado da federação que está com o estágio mais avançado do Inventário Florestal Nacional.

Publicada em 31 de March de 2015 às 11:39:00

Em audiência nesta segunda-feira (30) no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o governador Confúcio Moura solicitou ao diretor-geral do Departamento do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará, o apoio para que Rondônia possa implantar as reservas estaduais nas unidades de conservação e também em todas as terras cedidas pela União ao governo do estado.

Para o governador, os projetos de concessão de florestas significam a exploração racional, mediante lei, das madeiras existentes dentro das florestas. “Isso é muito importante para Rondônia, porque gera muitos empregos, gera riqueza e oportunidades, além de proteger a floresta em pé”, disse.

Na audiência ficou instituída a criação de uma agenda para se criar o dia do Serviço Florestal Brasileiro em Rondônia e firmar uma parceria entre os governos federal e estadual. A ideia é apresentar todas as iniciativas do Serviço Florestal Brasileiro como: o Inventário Florestal Nacional, Cadastro Ambiental Rural e o programa de concessões de florestas estaduais.

De acordo com Joberto Veloso, diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Rondônia é o Estado da federação que está com o estágio mais avançado do Inventário Florestal Nacional. Segundo ele, o projeto faz um levantamento das informações de todas as florestas do país, e esse trabalho é diferente, porque as equipes vão ao campo saber informações da floresta por dentro, e não por satélite.

PIONEIRO

Veloso afirmou que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) está executando esse trabalho em 13 estados do país. “Iniciamos na região Amazônia no ano passado e Rondônia é o primeiro estado da federação que irá concluir a coleta de dados. Isso vai ser muito importante, porque irá gerar informações, e essas informações servirão por exemplo, para o governo traçar suas políticas de conservação ambiental”.

Participou também da audiência a Superintendente da Superintendência de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Elizete Lionel.


Texto: Zózimo Macedo